Para que serve um Lustre?

O lustre é um objeto que ultrapassa objetivos decorativos, então saber para que serve o lustre é fundamental para quem quer adquirir um. 

É muito importante saber escolher seu tipo ideal de lustres. Dessa maneira, é possível montar um ambiente harmônico e, ao mesmo tempo, promover iluminação no local. Existem diversos tipos de lustres e cada um deles possui modelos e características diferentes.

Os lustres podem ser encontrados em diversos lugares, desde um ambiente familiar, como as casas, até ambientes comerciais ou religiosos. Eles podem agregar diferentes qualidades ao local desejado. 

Sendo uma peça elegante, o lustre proporciona ao ambiente um design mais estiloso, ousado e autêntico, podendo mudar todo o ambiente. Neste conteúdo você vai ver para que serve o lustre e também vai entender suas qualidades e objetivos de maneira mais clara. Continue lendo para conferir!

O que é o lustre?

Antes de saber para que serve o lustre, é importante saber o que é o lustre. Também conhecido como lampadário ou candelabro, o lustre é um tipo de candeeiro suspenso, que pode ter diversos locais para acoplar lâmpadas.

O que é o lustre?
O que é o lustre.
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, os lustres servem bastante como objetos decorativos, podendo ter uma quantidade variada de lâmpadas que, ao mesmo tempo que iluminam o ambiente, também o torna mais elegante. É possível encontrar diversos tipos de lustres, pois existem modelos para todos os gostos.

Qual a origem do lustre?

No fim do século XVII os lustres surgiram. Eles foram feitos com o objetivo de iluminar as mesas na hora das refeições que eram oferecidas para os grandes nobres. Apenas reis e nobres tinham acesso aos lustres, que se tratavam de itens de luxo, e eles eram fabricados por encomenda.

História

Os lustres surgiram com o intuito de iluminar os ambientes no período medieval. De início, eles eram utilizados na igreja, contavam com um formato em cruz e possuíam velas nas pontas. As velas eram acesas antes dessas peças serem levantadas para o teto.

Para que serve o lustre?

Os lustres são peças que, além de terem o objetivo de iluminar o espaço, também podem compor uma decoração elegante e única. A depender do tipo de iluminação que você escolhe para o local que está decorando, o local fica muito diferente.

Para que serve o lustre?
Para que serve o lustre.
Fonte/Reprodução: original.

Os lustres podem possuir características diferentes, sendo capazes de mudar a decoração e iluminação simultaneamente. Quando se fala de lustre, não existe uma escolha certa ou errada, pois isso varia de acordo com seu gosto pessoal de decoração.

Quais as opções de lustre para decorar a sua casa?

Você descobriu para que serve o lustre, agora confira abaixo os diversos tipos de lustres para decorar a sua casa:

Lustre metálico

Conhecidos por combinar com qualquer ambiente de um lar, os lustres metálicos são versáteis e deixam o ambiente iluminado e sofisticado. 

Lustre de cristal

O lustre de cristal é clássico e atemporal. Quando o assunto é elegância e luxo, você pode contar com um deles. Sendo o tipo tradicional de lustre, ele é encontrado com mais facilidade que outros.

Lustre provençal

O lustre provençal tem como inspiração os castiçais franceses. Esse tipo de lustre foi se adaptando ao tempo e modernidade, passando a abrigar suportes para as lâmpadas.

Lustre moderno

Diferente dos estilos mais clássicos de lustres, os lustres modernos são mais simples. Eles não deixam de ser elegantes e luxuosos, muito pelo contrário, eles conseguem tornar um ambiente muito elegante apenas com sua presença.

Esse tipo de lustre conta com estética mais simples e geométricas, podendo ser mais minimalista ou, até mesmo, um tanto futurista, afinal ser um diferencial na decoração faz parte de para que serve o lustre.

Qual a diferença entre lustre e pendentes?

Agora que entendeu para que serve o lustre, é hora de saber qual é a diferença entre um lustre e um pendente. É muito comum que os lustres sejam confundidos com os famosos pendentes, no entanto, ambos possuem características que facilitam a identificar suas diferenças.

O lustre é usado para iluminar o ambiente e o deixar elegante ao mesmo tempo. Normalmente eles são encontrados em áreas sociais, mas também podem ser encontrados em cômodos mais privados, como o quarto, por exemplo. Já o pendente é um tipo de luminária, porém ela é moderna. Ele também pode ser encontrado em salas e outros cômodos sociais, porém eles podem ser instalados ao lado do sofá, diferente do lustre.

Agora que você entende mais sobre esse estilo de iluminação elegante e que pode trazer uma graciosidade ímpar para sua casa, escolha modelos que combinariam com o restante da decoração e ilumine com estilo.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.