Para que serve um Quadro negro?

Com toda a modernidade e tecnologia que temos hoje, talvez você se pergunte para que serve um quadro negro hoje? Mas a verdade é que esse tipo de quadro continua sendo muito usado atualmente, não só em escolas, mas em diversos outros lugares.

Se você já frequentou uma escola ou qualquer outro ambiente de estudo já deve ter visto um quadro desse tipo. Mas já se perguntou para que serve um quadro negro? Sabe do que ele é feito e quais os benefícios que ele oferece? Então acompanhe esse texto até o fim e entenda para que serve um quadro negro.  

O que é um quadro negro?

O quadro negro é uma superfície lisa, de cor de preta, verde ou cinza-escuro. O quadro é reusável, ou seja, é possível escrever nele uma vez, apagar e escrever novamente no mesmo quadro.

O que é um quadro negro?
O que é um quadro negro. Fonte/Reprodução: original.

Por conta de sua praticidade e durabilidade, o quadro negro se tornou uma ferramenta fundamental nas escolas antigamente. Apesar de já existirem diversos tipos de quadro, o quadro negro continua sendo usado em algumas escolas, além de ser usado como peça de decoração em alguns outros estabelecimentos. Vamos entender melhor para que serve um quadro negro. 

Para que serve um quadro negro?

O quadro negro é uma das mais clássicas ferramentas de ensino usadas pelos professores. Escrever, desenhar, fazer cálculos e anotações é para que serve um quadro negro, além de diversas outras coisas relacionadas a matéria que estivesse sendo estudada no momento. 

Mas além das escolas e faculdades, o quadro negro também foi integrado em empresas e até residências, para anotar lembretes e compromissos no cotidiano. Com o passar do tempo, por seu design clássico, o quadro negro começou a ser usado até como objeto de decoração. 

Após entendermos para que serve um quadro negro, vamos conhecer a sua origem. 

Qual a origem do quadro negro?

Ensinar antigamente não era uma tarefa fácil, pois as aulas eram dadas em forma de discurso. Isso dificultava o ensino do professor e o aprendizado dos alunos. Então, no século XVIII, um professor escocês chamado James Pillan, criou o quadro negro. 

Isso foi um verdadeiro salto na educação, permitindo que dezenas de alunos pudessem estudar na mesma sala, já que o professor não precisava mais falar por horas para ensinar. Depois da Escócia, o quadro negro começou a se espalhar também nos Estados Unidos, e com a ardósia (material com qual é feito o quadro negro) ganhando mais popularidade, o quadro negro foi sendo cada vez mais utilizado no mundo. 

Quais os benefícios de usar o quadro negro?

Os principais benefícios do quadro negro estão na sua praticidade e economia. Em países com poucos recursos, o uso de outros quadros acaba não sendo muito viável, devido a seus custos. Mas o quadro negro pode ser usado da mesma forma que esses quadros, com um custo bem menor.

Quais os benefícios de usar o quadro negro?
Quais os benefícios de usar o quadro negro. Fonte/Reprodução: original.

Porém, o quadro negro tinha um problema, quando o giz era apagado do quadro, uma grande quantidade de pó do giz utilizado para escrever era liberado no ar. Isso acabava provocando alergias e causando doenças respiratórias. Mas esse problema foi solucionado, pois foram criados tipos de giz que não fazem nenhum tipo de poeira, aumentando os benefícios do quadro negro. 

Quais as evoluções do quadro negro?

A medida que os anos se passaram, novos tipos de quadro foram sendo criados. Um dos mais comuns é o quadro branco, que acabou ocupando o lugar do quadro negro por ser esteticamente mais bonito e trazer um visual límpido. Também foram criados os quadros digitais que, apesar do seu alto custo, são ferramentas completas de ensino, oferecendo uma série de recursos. 

Ao entender para que serve um quadro negro e conhecer a sua história, podemos ver a importância que essa ferramenta teve na formação de várias pessoas. Compartilhe com outras pessoas que irão gostar de saber a história desse objeto tão útil.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.