Para que serve um Relógio

Marcar e informar as horas é para que serve um relógio. Ele é uma ferramenta muito útil e fundamental para a vida de todos, já que temos que estar sempre informado sobre as horas, para cumprirmos pontualmente os nossos compromissos.

Mas você sabe para que serve um relógio de sol? E um de água? Vamos conhecer agora a história deste objeto e entender com mais precisão para que serve um relógio e cada um dos seus tipos.

Para que serve um relógio?

Há milhares de anos o homem percebeu que era preciso encontrar uma forma de marcar os intervalos de tempo existentes entre a noite e o dia. Para atender essa necessidade, foi criado o relógio. Sendo assim, indicar a hora é para que serve um relógio.

O relógio se tornou algo importantíssimo para a vida de todos, de forma que se tornou quase impossível passar sequer um dia sem um relógio. Agora que sabemos para que serve um relógio, vamos conhecer agora a sua história.

Qual a história do relógio?

O primeiro relógio surgiu a 5.000 anos antes de Cristo. Os babilônios criaram um relógio que usava a luz do sol para definir a hora.

Qual a história do relógio
Fonte/Reprodução: original

Já o primeiro relógio mecânico foi inventado por um monge budista, sendo o primeiro relógio a ter uma roda que dava uma volta completa em 24 horas. A descoberta do Quartzo revolucionou a fabricação dos relógios, adicionando radiação eletromagnética em sua composição.

Quais os tipos de relógio?

Já sabemos para que serve um relógio e conhecemos uma pequena parte de sua história.

Quais os tipos de relógio
Fonte/Reprodução: original

Agora vamos conhecer cada tipo de relógio usado durante as eras.

Relógio de Sol

Como mencionamos, o relógio de sol provavelmente foi a primeira medida de tempo a ter sido inventada. Vendo que todo dia o sol se repetia em tempos regulares, os homens daquela época começaram a marcar as horas através da luz do sol, fazendo pequenos traços em pedras.

Relógio de Água

A mecânica do relógio de água era bem simples, mas eficiente. A água era posta em um recipiente com um pequeno furo. A água que saiu desse furo era recolhida em um copo ou jarra qualquer. Dessa forma era possível marcar a duração de um evento, determinando que ele durasse até a jarra secar a metade, por exemplo.

Ampulheta

A ampulheta possui um funcionamento parecido com o relógio de água, mas nesse caso é usado areia. A areia passa por um pequeno orifício por um tempo regular, permitindo assim marcar a quantidade de tempo.

Relógio de bolso

Em 1500 foi inventado o primeiro relógio de bolso. Esse relógio era construído de ferro, um indicador e um mecanismo muito complexo feito para badalar em uma determinada hora. Esse relógio serviu como precursor para os outros tipos de relógios que vieram depois dele.

Relógio de Pêndulo

O relógio de bolso marcava apenas grandes quantidades de tempo, por isso, para indicar intervalos de tempos menores, Galileu criou outro tipo, o relógio de pêndulo. As horas nesse relógio não dependiam da amplitude do movimento, e sim do tamanho do pêndulo.

Relógio de Pulso

Esse relógio veio da ideia de Santos Dumont, que pediu a um joalheiro que criasse um relógio que ficasse preso ao pulso, para cronometrar melhor as suas experiências. A partir disso surgiu o relógio de pulso, que por ser extremamente caro, era usado apenas por pessoas de alta classe social.

Relógio de Quartzo

Depois do Quartzo, os relógios ficaram ainda mais precisos, devido as suas vibrações mecânicas. Ele começou a ser aplicado nas indústrias de relógios no ano de 1960.

Relógio Digital

Esse relógio usa um cristal para gerar pulsos elétricos em uma frequência constante. Dessa forma, esse relógio consegue indicar as horas de forma eletrônica, com precisão.

Após conhecer a sua história e entender para que serve um relógio, podemos ver com mais clareza a importância que essa ferramenta tem em nossas vidas.

Deixe um comentário