Para que serve uma Panela

Já se perguntou para que serve uma panela? Ela está presente em todas as casas e muitas pessoas até mesmo colecionam.

Sabemos que cozinhar é uma das necessidades básicas do nosso dia a dia, a não ser que prefira pedir comida ou comer fora. Muitos têm cozinhar como um hobby ou simplesmente amam comida caseira; por isso, tem muitas panelas.

Existem diversos tipos de panela para cozinhar diversos alimentos em específico. Elas preparam nosso alimento diário mesmo que não seja cozinhada por nós. Neste conteúdo, você vai ver para que serve uma panela, qual a origem, quais são os tipos e muito mais. Continue lendo para conferir e entender melhor!

Para que serve a panela?

Para que serve uma Panela? A panela serve para cozinhar ou fritar alimentos. Elas são indicadas especificamente para o cozimento de ensopados, guisados, carnes e outros que normalmente contam com um período maior de preparo.

Para que serve a panela
Fonte/Reprodução: original

As nossas vidas não seriam nada fáceis sem as panelas. Já imaginou? Tanto que atualmente existem até mesmo panelas elétricas que facilitam ainda mais o dia a dia e economizam gás. Também podemos contar com panelas de diversos formatos, cores e tipos que podem servir para determinados cozimentos.

Qual a origem e história da panela?

Você acabou de ver para que serve uma Panela, mas qual sua origem? Após surgirem os portes feitos de cerâmica, passaram a surgir outros tipos de recipientes até os protótipos dos tipos de panelas que temos atualmente. Assim como muitas invenções fundamentais para o dia a dia, a panela demorou séculos para se tornar o que conhecemos dela hoje.

Os materiais com que eram feitos panelas, foram mudando no decorrer do tempo, ou seja, ela não foi feita de inox logo no início.

Com o passar dos anos a curiosidade sobre a culinária foi aumentando e com isso a evolução e novas técnicas foram criadas. Quanto mais o tempo passava, mais utensílios e soluções eram incrementadas na cozinha, incluindo os materiais mais resistentes funcionais.

Quais os tipos de panelas atuais e qual a função de cada uma?

Para que serve uma Panela e sua origem são informações úteis, mas e quanto a função de cada uma? Atualmente podemos contar com diversos modelos e cores de panela. Abaixo você vai entender melhor sobre isso vendo os modelos e funções.

Quais os tipos de panelas atuais e qual a função de cada uma
Fonte/Reprodução: original

Confira:

Panela de pressão

Se engana quem pensa que a panela de pressão tem a única função de cozinhar feijão. Mas ela vai muito além, pode fazer deliciosos cozidos e guisados, e claro, acelerar bastante o processo de cozimento de comidas mais lentas de serem preparadas.

Caldeirão

O caldeirão é uma panela funda e alta. Ele serve para o preparo de alimentos que precisam de mais água, como sopas, massas e outros. Assim como a panela de pressão, é possível encontrar caldeirões de diversos tamanhos.

Sauteuse

A sauteuse é um tipo de frigideira, mas ela é mais alta que a comum, e possui laterais redondas.

Wok

Assim como a sauteuse, a wok também é um tipo de frigideira arredondada, porém, ela distribui o calor por toda a panela além de facilitar o manuseio dos alimentos. Normalmente ela é utilizada para fazer yakissoba e outros pratos orientais.

Frigideira

A frigideira é indicada para o preparo de carnes, farofas e outras frituras. Ela é rasa e tem diversas funcionalidades na cozinha.

Caçarola

Com o formato arredondado, as caçarolas são mais fundas e contam duas alças laterais, sendo mais indicadas para o preparo de cozidos, ensopados e outros.

Panela com cabo

As panelas com cabo são as mais versáteis, podendo ser utilizadas para o preparo de diversos alimentos, como sopas, refogados, purê e muitos outros.

Quais os benefícios do uso da panela?

As panelas são utensílios fundamentais em uma cozinha. Com elas é possível preparar todo tipo de alimento que quisermos e muitas chegam ser funcionais o suficientes para servir na mesa.

Os benefícios de contar com panelas vão muito além de uma boa alimentação, pois gera praticidade na cozinha e é indispensável. Quando nos perguntamos para que serve uma panela, todas as respostas surgem na nossa cabeça.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.