Para que serve uma Caneta?

Você com certeza já deve ter usado uma caneta em algum momento da sua vida, logo, sabe para que serve uma caneta. Porém, tem muitas coisas que você provavelmente não sabe sobre essa importante ferramenta, que é usada em diversos tipos de profissões.

Mais antiga do que a maioria das pessoas pensa, a caneta é um objeto milenar, criado a mais de 5.000 anos atrás. Então continue lendo até o final e entenda o que é e para que serve uma caneta, além de conhecer os seus tipos.

O que é e para que serve uma caneta?

Existindo em vários formatos e cores diferentes, a caneta é um instrumento que possui a função de aplicar tinta em uma determinada superfície, sendo seu alvo o papel, na maioria das vezes. Mas com qual objetivo?

O que é e para que serve uma caneta
Fonte/Reprodução: original

Isso vai depender da intenção da pessoa que estiver usando a caneta, já que podemos usá-la para escrever, fazer desenhos e até cálculos matemáticos. Sendo assim, é aplicar a tinta no papel, para que serve uma caneta.

A caneta se tornou um instrumento importante para diversas áreas da sociedade, seja para o médico passar uma receita, para um engenheiro assinar um projeto ou para um estudante responder uma prova. Bom, sabemos para que serve uma caneta comum, mas e para que serve uma caneta de alta rotação?

O que uma boa caneta de alta rotação precisa ter?

Enquanto as canetas comuns tem como objetivo aplicar tinta no papel, as canetas de alta rotação são ferramentas indispensáveis para os dentistas, que as utilizam para quebrar o esmalte que há no dente, facilitando a remoção de cáries e tártaros, além de dar mais eficiência a sua higienização.

O que uma boa caneta de alta rotação precisa ter
Fonte/Reprodução: original

Mas o que torna uma caneta de alta rotação boa? O seu design deve ser no mínimo apresentável, e sua estrutura deve garantir o máximo de eficiência e praticidade para os dentistas, com um material resistente e uma estrutura que facilite a troca das brocas.

Canetas ao longo da história

Existiram várias canetas ao longo da história humana, feitas com diferentes materiais. Vamos conhecer algumas dessas canetas.

Caneta de junco (3000 a.C.)

Ao encontrar os troncos de junco, que costumavam crescer nas margens do rio Nilo, os egípcios fabricaram a primeira caneta de que se tem registro. A fabricação dessa técnica consistia em afilar uma das pontas do tronco de junco e preencher o seu interior com tinta, assim, ao fazer uma leve pressão na caneta, a tinta era aplicada no papiro.

Pena (séculos VI a XIX)

Sendo bem mais leve e flexível do que as canetas de junco, a pena foi um dos tipos de caneta mais utilizados no mundo ocidental. O seu processo de fabricação se iniciava com a retirada da pena das aves. Após isso, as penas eram expostas ao calor, para secar e remover possíveis óleos que interferissem na escrita. Por fim, a ponta da pena era afiada com uma faca e mergulhada na tinta.

Caneta-tinteiro (século XIX)

A caneta-tinteiro representou um verdadeiro marco na história das canetas, já que vinha com um pequeno barril de tinta incorporado a própria caneta. A partir dela surgiu a caneta-tinteiro com 3 canais para fazer a alimentação da tinta, tornando as canetas instrumentos mais práticos e portáteis.

Caneta Esferográfica (século XX)

Muito popular na Segunda Guerra Mundial e usada até hoje, a caneta esferográfica é um aprimoramento da caneta-tinteiro, pois ela também possui o seu próprio reservatório de tinta, porém, a tinta é aplicada no papel através de uma pequena esfera de metal, que permite utilizar a caneta sem borrar a tinta.

Partes de uma caneta que você precisa avaliar antes de comprar!

A estrutura da caneta é muito simples, mas deve ser bem avaliada. Vamos ver quais pontos devemos levar em consideração ao comprar uma caneta.

Estética

Normalmente a estética da caneta não influencia na escrita, mas é importante que você a analise bem, afinal a caneta será manuseada por suas mãos, ficando sempre a sua vista. Se a caneta não tiver uma estética que lhe agrade, ela se tornará algo incômodo de usar.

Construção

A construção da caneta é o mais importante, já que influencia diretamente na escrita. Por conta disso, é bom verificar a resistência da caneta e testá-la antes de comprar, para ver se ela realmente serve para aquilo que você quer. Por exemplo, se a sua intenção é desenhar, deve escolher uma caneta que lhe ofereça maior precisão.

Sendo assim, ao entendermos para que serve uma caneta e ver toda a evolução que ela teve, conhecemos a importância que esse instrumento tem para a nossa sociedade.

Deixe um comentário