Para que serve uma Navalha?

Sabia que as navalhas já estão conosco há mais de 340 anos? E para que serve a navalha? Ela serve não só para se barbear, como também para fazer cortes estilosos no cabeleireiro, vamos descobrir mais sobre essa ferramenta maravilhosa nesse post.

O que é uma navalha?

A navalha é composta de uma lâmina bem afiada e uma estrutura que serve para guardá-la dentro, e ficar com o seu fio (área de corte) inofensivo ao toque. Mas, você sabe como surgiram as navalhas? Vamos falar um pouco de sua origem:

O que é uma navalha
Fonte/Reprodução: original

A navalha original, primogênita de todas as outras, foi patenteada em Sheffield, Inglaterra no ano de 1680, durante o século XVIII, pouco antes da 1ª Guerra Mundial. Todos os soldados convocados para a guerra receberam um navalhete do seu criador original chamado de “Sr. King Camp Gillette”. E a partir dai este objeto se desenvolveu cada vez mais, até ser comum em cabeleireiros e barbearias.

Para que serve a navalha?

O ato de se barbear já está entre nós há mais de 100.000 anos, quando homens das cavernas ainda arrancavam seus pelos faciais, usavam pinças brutas feitas de conchas ou pedras entalhadas. Desde então, o homem já sabe para que serve a navalha e sua necessidade de ter ferramentas desse tipo para remoção dos pelos indesejados.

Desde um pedaço de papel pode ser usado para checar o seu fio, até a fazer toda a barba, não se torna uma tarefa difícil para alguém que pode uma boa navalha com cremes ou espumas de barbear.

Quais as vantagens do uso da navalha?

Ao contrário das máquinas de cortar cabelo e aparelhos de barbear atuais, a navalha apresenta um comportamento bem “extremista” quando o assunto é remover pelos ou cabelo do nosso corpo.

Aqui estão algumas vantagens de escolher a navalha como seu aliado, nessa luta diária para manter nosso estilo e também nossa higiene pessoal.

Precisão

A navalha é muito precisa e principalmente para o barbear. Torna possível fazer vários tipos bonitos de acabamento e até desenhos, isso depende da habilidade de seu portador.

Cortar o mal pela raiz

Para quem não entendeu o que quero dizer com isso, é simples; ela corta os nossos pelos faciais direto na raiz, o que implica na longa demora para ter que usá-la outra vez, pois quando cortado desta maneira, o pelo demora mais para crescer.

Experiência Única e Relaxante

Se você já frequentou uma barbearia que ainda tem o processo de “barbear à moda antiga” você sabe que pode ser uma experiência bem relaxante fazer a barba.

Quais os componentes da navalha?

Geralmente as navalhas tem como componentes um “corpo” ou estrutura ao redor de sua lâmina, que serve não só para guardar o seu fio e torná-lo inofensivo ao toque como para preservar a nossa ferramenta tão querida.

Existem navalhas com estruturas feitas de vários tipos de materiais diferentes, e sua faixa de preço varia muito desde as navalhas mais simples até as navalhas profissionais. Você pode gastar de 100 reais até mais de 1000 reais, comprando a mesma ferramenta pela internet.

Principais cuidados com uso da navalha

Você precisará reservar algum tempo para dominar a técnica de se barbear sozinho e descobrir para que serve a navalha e como ela trabalha. Além de ter que amolar sua lâmina quase que periodicamente, precisa estar preparado para levar um corte ou outro até alcançar a maestria e perfeição usando navalhas.

Principais cuidados com uso da navalha
Fonte/Reprodução: original

Precisamos ser bem cautelosos e atenciosos quando formos usar. Usar navalhas e navalhetes, principalmente se for no rosto. Pois, elas tem uma lâmina muitíssimo afiada na maioria das vezes, então isso implica em vários cortes causados por falta de atenção ou habilidade.

Tipos de navalhas

Entre as navalhas existentes atualmente no mercado podemos destacar que existem muitos tipos desta ferramenta desde que ela foi criada, e ela já foi muito aprimorada por nós seres humanos desde a época do homem das cavernas.

A navalha tem a sua lâmina fixa e precisa ser cuidada, já os navalhetes, muito usados em barbearias e cabeleireiros, tem sua lâmina alternável e pode ser facilmente removida e substituída sem qualquer dificuldade. Além da navalha e navalhetes, existem outros tipos, como:

  • Navalha tradicional;
  • Navalhete esterilizável em autoclave;
  • Navalhas para sobrancelhas e acabamentos;
  • Navalhete com pentes para diferentes efeitos.

Esses são tipos de navalhas diferentes e cada uma da lista conta como um propósito para ser utilizada!

É muito curioso pensar que, uma ferramenta existe desde a pré-história com a mesma maneira de utilização sendo feita até hoje. “Lâmina vs Pele” o que começou com uma concha entalhada hoje é uma ferramenta indispensável para quem quer ser um barbeiro.

Deixe um comentário