Para que serve uma Furadeira?

Você sabe para que serve a furadeira? A furadeira é uma ferramenta fundamental para realizar algumas atividades, principalmente ligadas a construção. Existem vários tipos de furadeiras e cada uma serve para uma atividade específica. Usar a furadeira de modo errado pode causar danos nela e estragar o material que está sendo trabalhado.

Existem diversas ferramentas que, muitas vezes, são essenciais para quem trabalha com madeira, faz montagem de móveis ou faz reformas em casa e a furadeira é uma delas. Descubra quais são os tipos de furadeira para saber qual escolher.

Neste conteúdo você vai entender para que serve a furadeira, quais as vantagens de ter uma, como usar a furadeira, quais são os tipos e muito mais.

O que é uma furadeira?

A furadeira é uma ferramenta que serve para perfurar materiais feitos de metal, pedra, louça, madeira, entre outros. Ela conta com uma haste feita de ferro e em formato de manivela para ajuste da broca.

O que é uma furadeira?
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

Fazer furos de tamanhos distintos em um tipo de material específico é para que serve a furadeira. Os furos vão depende do tipo de furadeira e para qual tipo de material ela serve. 

Para que serve a furadeira?

A furadeira serve para atividades simples como fazer furos na parede para inserção de parafusos que irão ser usados para decoração ou para atividades um pouco mais complicadas, como montar móveis ou fixá-los na parede. 

Porém, cada tipo de furadeira possui uma funcionalidade específica. Por isso, antes de comprar é importante saber qual a serventia dela, visto que, como já mencionado, o mau uso ou o uso errado dela pode acabar danificando o material trabalhado, ou a própria furadeira.

Para que serve a furadeira?
Como usar. Fonte/Reprodução: original.

A ferramenta funciona de maneira simples, pois seu motor faz com que a broca gire de maneira que possa perfurar a superfície do material desejado. Por este motivo, é necessário a existência de diferentes tipos de broca.

Escolher qual ferramenta comprar não é fácil, dada a diversidade de furadeiras que existem, porém, neste artigo você vai conhecer quais são os tipos de furadeiras.

Quais as vantagens de usar a furadeira?

A furadeira é uma ferramenta muito útil quando sabemos utilizá-la. A melhor parte é que ela possui diversas vantagens como fazer furos em concreto com mais facilidade, perfurar paredes, além de ser utilizadas em ferro, alumínio, madeira, aço, MDF e outros.

Como usar a furadeira?

Agora que sabe para que serve a furadeira, é hora de entender como usar uma. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Escolha a broca para perfurar o tipo de material que vai trabalhar observando a largura desejada para o furo;
  2. Coloque a broca e firme com a ferramenta em forma de manivela;
  3. Faça um teste para ver se funciona;
  4. Segure a furadeira de modo correto;
  5. Defina o local que será perfurado.

Não se esqueça de prezar sempre pela segurança ao utilizar a ferramenta, cobrindo os olhos com equipamento necessário, além de ter toda a atenção possível.

Quais os tipos de furadeira?

Como mencionado, existem diversos tipos de furadeiras e cada uma delas serve para uma atividade em específico. Confira abaixo uma lista dos tipos de furadeiras:

  1. Furadeira pneumática;
  2. Furadeiras manuais;
  3. Furadeira industrial;
  4. Furadeira de comando numérico;
  5. Furadeira múltipla de cabeçote único;
  6. Furadeira múltipla de múltiplos cabeçotes;
  7. Furadeira de árvores múltiplas;
  8. Furadeira radial;
  9. Furadeira de coluna;
  10. Furadeira portátil.

Depois deste artigo você entendeu para que serve a furadeira e como usar uma de maneira segura. É hora de ver mais alguns tutoriais, ler as informações de uso e colocar a mão na massa!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.