Para que serve uma Urna?

Todos anos de eleições usamos a urna para votar, mas nem todos entendem de fato para que serve uma urna. Alguns sabem apenas o básico: é uma máquina que registra o voto por meio do número digitado. Assim, nem imaginam como é apurado os votos e o processo de ligar a urna.

Como estamos em ano de eleições aqui no Brasil, é importante que você saiba exatamente para que serve uma urna, como funciona e quais as vantagens de utilizá-las. Acompanhe o artigo!

O que é uma urna? 

Uma urna, tradicionalmente, é um recipiente no qual depositamos algo, podendo ser uma urna de cinzas, de moedas, entre outras. No caso do Brasil, a mais famosa que temos é a chamada urna eletrônica, na qual depositamos os nossos votos e é responsável por computá-los. Tendo isso em mente devemos saber, afinal, para que serve uma urna.

Para que serve uma urna? 

Uma urna eletrônica serve para armazenar e contabilizar os votos dos cidadãos no dia da eleição. O voto de cada um é armazenado de forma criptografada, de modo que os dados permanecem seguros e secretos até o momento da apuração.

Quais as vantagens da urna? 

Antes do ano 1996, no Brasil, as eleições tinham sua votação feita através de cédulas de papel. Mas para que serve uma urna senão a eletrônica? De fato! As urnas brasileiras anteriores às eletrônicas, anteriores a 1996 tornavam o processo eleitoral muito mais lento.

Quais as vantagens da urna? 
Vantagens da urna. Fonte/Reprodução; original.

As eletrônicas, nesse caso, vieram com um avanço e se tornaram um marco das eleições democráticas brasileiras. Com isso, a apuração de votos ficou totalmente digital e agilizou o processo. Além disso, trouxe um sistema de maior segurança!

Como a urna funciona? 

Bom, agora que entendemos para que serve uma urna, é preciso entender como ela funciona de fato. A urna é recebida e montada da forma que é indicada antes de iniciar a votação. Ela deve ficar atrás de uma estrutura de papelão, e o teclado do mesário deve ficar apoiado em uma mesa afastada para fazer o cadastro dos eleitores que vão votar. Esse processo acontece um por vez.

Antes de iniciar a votação, é preciso um responsável por emitir a zerésima, a qual mostra que não há votos contidos naquela urna ainda. Quando é liberada para votação, o cidadão deve se identificar primeiro para realizar assinatura no caderno, ter seu título cadastrado no teclado, terá sua digital colhida na biometria e somente depois poderá se direcionar para votar na urna atrás da cabine de papelão.

Como a urna encaminha os resultados? 

Ao término das votações, o presidente (cargo acima dos mesários) depois encerrar e embalar a urna para ser finalizado o processo de acordo com as instruções, imprime o boletim de urna que contém a quantidade de votos de forma impressa e rompe o lacre para retirar a mídia da urna. Ambos são lacrados.

Como a urna encaminha os resultados? 
Como a urna encaminha os resultados. Fonte/Reprodução: original.

Todos os materiais são embalados como vieram e entregues para o transporte que vem buscá-las. Ao chegar no cartório, a mídia é adicionada em um computador que possui um programa específico para fazer a leitura, conferir e depois enviar para o TSE. O Tribunal checa todos esses resultados e, somente após isso são somados os votos e os brasileiros são informados do resultado.

A urna é confiável?

Sim! A urna eletrônica é analisada com frequência em auditorias públicas para que seja testada a segurança e não permitam que hackers ataquem. 

Essa auditoria é responsável por verificar as urnas um ano antes, para identificar se há alguma falha que precisa ser corrigida. Na verdade, ela passa por um processo de dez auditorias para se ter a certeza que a urna está em pleno funcionamento. 

Acreditamos que esse artigo tenha esclarecido para que serve uma urna e outras dúvidas sobre a mesma! E aí, você sabia explicar para que serve uma urna antes desse artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos!

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.