Para que serve uma Gaiola?

Você certamente já viu uma gaiola em algum momento da sua vida, mas você sabe para que serve a gaiola realmente e qual é a sua história? Nesse texto mostraremos para você que esse objeto serve para mais coisas do que apenas prender o seu bichinho, para que ela era usada antigamente, e para que serve a gaiola atualmente. Confira!

O que é uma gaiola?

Antes de checarmos para que serve a gaiola, vale entender primeiro o que é uma gaiola e qual é a história desse objeto tão comum atualmente.

O que é uma gaiola
Fonte/Reprodução: original

Uma gaiola nada mais é do que um local de contenção de animais, com grades, e que costuma ser feito de metal ou madeira. Algumas são feitas de forma mais crua, outras são extremamente ornamentadas, mas seja como for, a função é sempre a mesma: conter algum pequeno animal.

De forma simplificada, podemos dizer que uma gaiola é apenas uma jaula pequena. Gaiolas são objetos extremamente antigos, havendo registro do uso de gaiolas para encarcerar pássaros na Mesopotâmia e no Egito Antigo, que inicialmente eram para fins religiosos.

Para que serve a gaiola?

Prender animais é para que serve a gaiola. Antigamente, as aves eram presas para fins ritualísticos, como mencionamos, as quais eram sacrificadas nos ritos pagãos da época.

Com o passar do tempo, especialmente na Europa, ter aves engaioladas tornou-se um símbolo de status, e aves raras de locais longínquos eram importadas para exibição. A Alemanha, nessa época, se tornou famosa por suas belas gaiolas.

Atualmente, as aves são animais de estimação, e criá-las é um hobby para muitas pessoas. Os animais não são apenas presos de qualquer forma e exibidos, mas também têm seu conforto.

As gaiolas deixaram de ser prisões, e tornaram-se casas para os bichinhos, e assim proporcionar conforto para eles. Mas seja como for, manter preso os animais é para que serve a gaiola primariamente desde o seu surgimento.

Quais os tipos de gaiolas?

Com o passar dos séculos, centenas, milhares de tipos de gaiolas surgiram. Algumas simples, outras ornamentais, algumas para aves, outras para roedores – não há limite para os tipos de gaiolas disponíveis, e cada uma tem sua peculiaridade. Vejamos agora quais são os modelos mais comuns de gaiola.

  • Gaiola de transporte, usada para transportar animais, como cães e gatos;
  • Gaiola com tubo, especial para roedores;
  • Gaiola-viveiro, especial para pássaros;
  • Gaiola-criadeiro, especial para pássaros que irão pôr ovos.

Como dito, existem diversos outros tipos, mas esses são os mais comuns que vemos por aí.

Como escolher a gaiola ideal?

Para escolher a gaiola ideal, você precisa considerar diversos fatores, entre eles estão:

  • Que animal você tem?
  • Ele é espaçoso?
  • Você tem espaço na sua casa para uma gaiola grande?
  • Seu animal ainda irá crescer?
  • Seu animal é ativo ou é preguiçoso?

Essas são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer. Não se esqueça que toda gaiola deve ter também, no mínimo, um comedouro e um bebedouro.

Como escolher a gaiola ideal
Fonte/Reprodução: original

Embora muitas pessoas já saibam de antemão para que serve a gaiola, muitos não sabem da história dela e como escolher a gaiola ideal.

Esperamos ter ajudado você a adquirir um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto, entender para que serve a gaiola, e ajudado você a poder escolher melhor uma gaiola para o seu bichinho.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.