Para que servem as preposições?

Neste artigo iremos descobrir para que servem e como funcionam as preposições. Quando ouvimos certas palavras da língua portuguesa, como: preposições, artigos, locução entre outras, já ficamos aterrorizados por não se lembrar do que se trata, mas calma e hoje você entenderá.

Afinal de contas você sabe o que são preposições, para que elas servem, como são usadas, quais os tipos e se elas têm função sintática? Veremos tudo isso de forma simples para facilitar seu entendimento.

O que são preposições?

Basicamente as preposições são as palavras que fazem ligação, que conectam, uma palavra à outra. Dessa forma a outra palavra fica dependente dela. Elas são de extrema importância na Língua Portuguesa, principalmente na execução de textos, pois sabendo usá-las corretamente numa produção textual, o seu texto será coeso.

Para que servem as preposições?

Como podemos observar acima, as preposições servem para conectar uma palavra à outra, deixando um texto bem mais fácil de ser compreendido. Há uma regra na Língua Portuguesa que diz o seguinte: a palavra que fica antes da preposição chama-se antecedente e a palavra após a preposição chama-se consequente, também são conhecidas como a palavra regente e a palavra regida.

Veremos um exemplo.

Eu preciso de você.

Nessa frase a palavra preciso seria regente ou antecedente, a palavra você a consequente ou regida. E o de a preposição, pois está ligando uma palavra à outra.

Como são usadas as preposições?

Ah que bom algumas formas de usar as preposições com relação de meio, companhia, de causa, de posse entre outros. Observe:

Fui a uma farmácia de ônibus.

Viajou com os familiares.

Morreu de pneumonia.

A van de Isaque é nova.

Quais os tipos de preposições?

As preposições podem ser classificadas da seguinte maneira como: locuções prepositivas, preposições acidentais e preposições essenciais.

Quais os tipos de preposições?
Tipos de preposições. Fonte/Reprodução: original.

As locuções prepositivas normalmente são formadas por mais de uma palavra e sua última é uma preposição, por exemplo: apesar de, a fim de, graças a, ao invés de, abaixo de, de acordo com, etc.

Veremos as locuções prepositivas em frases:

  • Graças a Deus as coisas se acalmaram.
  • Você deveria ter feito algo ao invés de gritar.

As preposições acidentais são conjunções funcionando como preposição ou nos momentos em que mais de duas palavras ou até mesmo duas de uma classe gramatical tem função de preposição, por exemplo: conforme, mediante, mas, como, senão, visto, exceto, etc.

Veremos em frases:

  • Durante o jantar conversamos bastante.
  • As aulas irão começar mediante pagamento.

As preposições essenciais são aquelas que têm função apenas de preposição, como: de, com, até, desde, para, perante, por, etc.

Exemplos de frases:

  • Gostaria de um joelho de queijo com presunto.
  • Eu não tenho porque esperar por você.

Esses são os exemplos de preposições em frases.

Qual a função sintática da preposição?

As preposições não possuem função sintática, são vistas como conectivos, mas isso não é mentira sua importância folha devemos saber como colocá-las numa frase ou num texto adequadamente.

Qual a função sintática da preposição?
Função sintática.
Fonte/Reprodução: original.

As proposições podem ainda se juntar com outras palavras e assim formar contrações e combinações.  A combinação acontece quando mesmo a preposição se juntando com um artigo ela não muda seu som,  por exemplo: se juntarmos a preposição A e o artigo O, temos AO.

Já na contração, há mudança nos sons. Por exemplo: se juntarmos a preposição DE e o artigo A, temos DA.

Como podemos ver as preposições não têm valor sintático, são conectivos ligando uma palavra à outra para que o texto faça sentido e seja coeso agora você já conhece as principais preposições e também sabe como usá-las, pratique bastante para não esquecer.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.