Aprenda agora para que servem os acentos na língua portuguesa!

Vamos desvendar os mistérios do uso dos acentos, afinal de contas, crase também é acento? Normalmente os acentos na língua portuguesa acompanham uma sílaba tônica, o que a maioria das palavras tem, porém, nem sempre essa sílaba tônica precisa ser acentuada, é o que vamos entender hoje.

O que são e para que servem os acentos?

Muitas pessoas pensam que os acentos são inúteis nas palavras, mas, não são. Principalmente para quem está aprendendo nossa língua.

O que são e para que servem os acentos
Fonte/Reprodução: original

Na Grécia antiga os acentos também eram utilizados e é daí que vem o nosso uso também, eles usavam o acento gráfico na intenção de indicar e marcar os fonemas aspirados e sílabas tônicas. Para nós brasileiros têm a mesma função que indica o local correto da sílaba tônica, onde é preciso falar com alguma entonação específica.

Acento agudo

O acento agudo, conhecido também como o grampo da vovó, está presente nas vogais a, e, i, o e u com som aberto como das palavras: sofá, sábado, xícara, ímpar, paletó, entre outras.

Acento circunflexo

O acento circunflexo representado pelo famoso chapeuzinho ou chapéu do vovô, não está presente em todas as vogais. Ele está presente apenas nas vogais: a, e, o com um som mais fechado, como das palavras: você, vovô, negligência.

O acento circunflexo também é utilizado no plural das palavras tem e vem, ficando da seguinte forma: ele tem — eles têm.

O que é uma sílaba tônica?

De maneira geral, a sílaba tônica é a parte mais forte da palavra. Na escola aprendemos sobre sílaba tônica e também aprendemos que numa palavra, quando ela está em determinada posição ela pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

O que é uma sílaba tônica
Fonte/Reprodução: original

Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, por exemplo, xícara. E nas palavras oxítonas, terminadas em e, a e o também levam acento agudo, por exemplo a palavra esquimó.

Por que algumas palavras são acentuadas?

Algumas palavras não devem ser lidas de maneira normal como roupa, palito, entre outras. Então as palavras como paletó e física, por exemplo, que tem um acento o levam para lembrar a pronúncia correta delas.

Crase é ou não acento?

A tempos surge essa dúvida se crase é ou não um acento, e sim, crase pode ser considerada um acento indicativo. Ela faz muita diferença numa frase passando uma mensagem completamente diferente do que se espera, então, atenção!

Qual a diferença entre acento agudo e crase?

A principal diferença entre o acento agudo e a crase é que o agudo serve para reforçar uma sílaba tônica, uma sílaba mais forte numa palavra. Enquanto a crase é um acento indicativo e não é numa palavra esse na letra separadamente como no exemplo a seguir: Ficar à toa.

Muitas pessoas ainda têm muita dificuldade em usar o acento gráfico, seja ele agudo, circunflexo ou crase. Mas não tem para onde fugir, é preciso estudar e praticar, quanto mais contato com a língua mais fácil de lidar com ela.

Deixe um comentário