Para que servem os Smartphones?

Hoje nós iremos descobrir para que servem os smartphones, o que são, quando surgiram, quais as funções dele no nosso dia a dia, quanto tempo dura e qual é a diferença dos principais sistemas dele que são o Android e o iOS.

O que são e para que servem os Smartphones?

Ao pé da letra smartphone como na tradução é telefone inteligente e levando a fundo não tem jeito melhor de descrever esse aparelho, pois dentro dele temos funções e capacidades que vão muito além de somente fazer e receber chamadas.

O smartphone traz consigo diversas funcionalidades, incluindo a capacidade de um computador, onde você tem a possibilidade de baixar, instalar e utilizar aplicativos que vão de uma simples filmagem e fotografia, a edições de vídeos complexas, produções de logomarca entre diversas outras funcionalidades.

O que são e para que servem os Smartphones
Fonte/Reprodução: original

Digamos que você precisa ir a uma entrevista de emprego, para evitar o contato direto, foi criada a video entrevista, que é uma vídeo-chamada, artifício esse utilizado através do Smartphone, claro que temos a possibilidade de fazer por outros meios, mas o smartphone em superioridade tem a compactação, que o faz ser um aparelho que pode estar no seu bolso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Dessa forma podemos ver as inúmeras utilidades desse aparelho e para que ele serve, hoje já é utilizado quase como uma extensão de você, pois nele guardamos praticamente tudo, acesso a contas bancárias, caixa de e-mail e até mesmo sua série de exercícios que você fará na academia.

Quando eles surgiram?

Idealizado ainda na década de 80, o conceito de Smartphone era algo pouco provável pelas condições tecnológicas da época, contudo o primeiro smartphone criado, mesmo não sendo comercializado, foi produzido em 1983 tendo poucas funcionalidades já ultrapassavam a capacidade de apenas fazer e receber ligações.

Pioneira no assunto, a Apple produziu o primeiro smartphone, sendo ele um protótipo, nesse aparelho existiam apenas gerenciamento de contatos, ligações e agenda. Todavia, para a Apple era o início de um grande passo na evolução do telefone inteligente.

A comercialização do smartphone só veio a acontecer anos depois, para ser exato mais de uma década, em 1994 a empresa IBM Simon Personal Computer, lançou para comercialização um aparelho ainda básico, mas com as funções inovadoras de um assistente pessoal.

Vendido na época por $899, isso quando adquirido com contrato pré-estipulado e por $1099 quando sem contrato, esse aparelho tinha funcionalidades como: recebimento de e-mails, calendários, fuso horário mundial e algumas funções do IBM, isso tudo num simples cartão de memória de 1 MB, que era responsável por armazenar todas essas funções.

Quais as funções que os Smartphones têm no nosso dia a dia?

Hoje atender e fazer chamadas acabou se tornando um mero detalhe, pois a evolução da comunicação devido à criação desses novos aparelhos se estendeu de forma absurda, sendo assim hoje temos até mesmo a conhecida vídeo chamada que nos dá a possibilidade de estarmos olhando cara a cara uma pessoa que está na verdade a quilômetros de distância.

Quais as funções que os Smartphones têm no nosso dia a dia
Fonte/Reprodução: original

Outra comodidade trazida pelo smartphone e o auto-direcionamento em situação de trânsito, pois dentro dele você tem o mapa com GPS, com registro Global fornecido pelo Google, existem ainda aplicativos que estudam a condição de tráfego por meios online e automáticos, fazendo com que o algoritmo desses Apps calcule a rota que leva a melhor tempo e faz com que você gaste menos combustível ou rode menos, como o app Waze.

Outra funcionalidade deste aparelho são os aplicativos de streaming como: Netflix, Prime Video, globo play e diversos outros que garantem ao usuário a possibilidade de distração durante uma viagem ou num ambiente confinado, sem televisão e em diversas outras situações.

Quanto tempo dura um Smartphone?

A média de tempo de uso de um smartphone é de 3 anos, entretanto tendo cuidado ele pode durar de três a seis anos, existem pessoas tão cuidadosas que o fazem chegar até 10 anos, mas infelizmente temos alguns problemas nessa condição e nesse cuidado, pois a falta de atualização de software e hardware de um aparelho fará com que ele fique lento e menos funcional.

A tecnologia vive num processo constante de evolução e isso não é diferente quando se trata de smartphone, sendo assim as atualizações de software perduram por alguns anos após a sua fabricação, porém com o passar do tempo seu aparelho não será mais capaz de se adequar a necessidade das atualizações vindas.

O que é um celular com Android?

O aparelho com sistema operacional Android, é um aparelho que usa o Google como base de dados iniciais e tem a Play Store como loja de Apps oficial, com um pouco mais de liberdade do que o IOS, permite que você além de baixar os aplicativos das lojas oficiais possa também fazer download de Apps de outras formas.

Esses downloads te deixam vulnerável a vírus e malwares, isso porque não sabemos quem produz essas versões de apps tão utilizados, por esse motivo não é recomendado o download de aplicativos fora da Play Store, pois sua segurança garantirá um prazo maior de vida para o seu aparelho.

E um Smartphone IOS?

O smartphone IOS por outro lado tem uma política um pouco mais rigorosa, isso porque não é permitido que se instale Apps de fora da Apple Store, que é a sua loja virtual para comprar e instalar aplicativos.

Além de que alguns dos seus aplicativos não são gratuitos, tornando assim não tão popular como o Android e ao mesmo o tornando também um pouco mais, isso porque devido à política de privacidade de aplicativos você não arrisca encontrar vírus ou malwares que danificam o seu aparelho.

Essas foram algumas curiosidades sobre a criação dos smartphones, seus programas, a época em que nasceu e diferenças entre suas duas plataformas principais, o Android e o IOS e também um pouco de suas funcionalidades no dia a dia, pois sabemos o quão utilizado é o smartphone hoje em dia.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.