Para que serve a tesoura de cozinha e como usar?

A tesoura da cozinha, para muitos, é um acessório que não faz falta. Mas sabe para que serve a tesoura de cozinha? Existe mesmo a necessidade de possuir uma? Em que ela pode te ajudar no preparo das receitas?

Descubra mais sobre esse utensílio curioso, mas de grande ajuda em diversos momentos.

Quais os tipos de tesouras de cozinha?

Antes de saber para que serve a tesoura de cozinha, é necessário conhecer os tipos de tesouras que podem te auxiliar no preparo de diversas receitas.

Quais os tipos de tesouras de cozinha
Fonte/Reprodução: original

As tesouras utilizadas na cozinha são as seguintes:

Tesoura multi-uso

Como o próprio nome já diz, essa tesoura é versátil e pode ser utilizada para cortar de tudo. Feita com lâminas curvas e extremamente afiadas, que conseguem cortar alimentos de diversas texturas. É possível cortar carnes como peixes e frango, mas também legumes.

Tesoura para tempero

Esse tipo de tesoura possui várias lâminas e por isso, são ótimas para economizar tempo na hora de picar os mais diversos temperos. Além disso, ela também ajuda a cortá-los de forma uniforme e evitar o desperdício.

Tesoura trinchante

Recomendada para utilização em carnes, essa tesoura é de trinchar e desossar diversas carnes, como frangos e bifes. Essa é uma tesoura bem resistente, sendo possível cortar até mesmo peças de carnes mais duras.

Para que serve uma tesoura de cozinha?

Para entender para que serve a tesoura de cozinha, é preciso conhecer os diversos tipos, conforme mencionamos acima. Cada tesoura tem sua particularidade e podem ser utilizadas para otimizar o preparo das receitas, mas também melhorar a qualidade em que os alimentos são apresentados.

Quais as funções da tesoura de cozinha?

As tesouras para cozinha tem diversas funções diferentes, como, por exemplo:

  • Picar diversos tipos de ervas e temperos;
  • Otimizar o corte de legumes;
  • Desossar carnes;
  • Evitar o desperdício de alimentos;
  • Cortar massas frescas;
  • Quebrar nozes;
  • Abrir garrafas.

Além das funções óbvias de qualquer tesoura, as tesouras de cozinha ainda podem ser utilizadas para outros fins, como abrir garrafas e até mesmo quebrar nozes.

Como usar a tesoura de cozinha?

Para usar sua tesoura de cozinha, não existe nenhum mistério. Primeiro você precisa escolher seu objetivo com essa tesoura, para escolher o tipo certo para você. Ou ainda escolher a tesoura multi-uso, que consegue atender diversas necessidades da cozinha.

Como usar a tesoura de cozinha
Fonte/Reprodução: original

E aí é só utilizar como qualquer outra tesoura, picando ou ainda utilizando sua ponta para abrir carnes e realizar cortes mais precisos.

Quais os cuidados essenciais com a tesoura de cozinha?

Para que sua tesoura dure muito tempo e te auxilie em muitas receitas, os cuidados com a limpeza devem ser sempre redobrados. Sempre limpe bem após o uso e nunca guarde a tesoura enquanto estiver molhada. Além disso, opte por guardá-la em um ambiente seguro e evite ao máximo derrubá-la, pois isso também pode danificar suas lâminas.

Com o passar do tempo, é comum que as tesouras percam o fio. Para mantê-las sempre afiadas, leve a um local adequado para ela ser amolada e se mantenha com um bom corte.

Na hora de escolher a tesoura perfeita para você, procure boas marcas e leia sempre a opinião de outros cozinheiros. Muitas pessoas não possuem uma tesoura de cozinha por não ver a necessidade. Mas esse é um utensílio de grande ajuda nas receitas, por isso, se tornam indispensáveis em muitas cozinhas logo após o primeiro uso.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.