Para que serve o teclado mecânico?

O teclado mecânico tem se tornado uma opção popular entre os gamers por sua velocidade de resposta aos comandos e suavidade de teclas. Esses teclados permitem que diversas teclas possam ser ativadas e respondidas com velocidade e precisão como nenhum outro consegue. Sua popularidade tem se estendido a outros consumidores, como programadores, escritores e usuários casuais que apenas desejam periféricos melhores.

O que é um teclado mecânico?

O teclado mecânico é uma tendência evolutiva do teclado de membrana comum e tem se tornado muito popular por sua velocidade de resposta. O que torna esse teclado superior ao anterior é que por ter um peça chamada switch, permite que cada tecla seja lida individualmente, o que torna sua resposta mais rápida e precisa.

O que é um teclado mecânico
Fonte/Reprodução: original

Como já dito, existe o teclado mecânico, teclado de membrana que o “normal”, o qual estamos acostumados e entre esses dois modelos, existe um meio termo, o teclado semi mecânico, que é normalmente indicado para aqueles que ainda tem medo de investir em um teclado mecânico.

Teclado de Membrana

O teclado de membrana é aquele comum de lan house ou de escritório. Ele é mais fino, mais baixo e suas teclas não são individuais, todas elas respondem ao mesmo switch. Além disso, por terem um trabalho individual menor e os teclados normalmente serem mais simples, é uma opção barata e que serve para quem não deseja tanta qualidade por um preço elevado.

Teclado Semi Mecânico

Para quem deseja economizar um pouco mas sem perder muita qualidade, os teclados semi mecânicos estão no mercado com uma tecnologia mais simples que o teclado mecânico porém bem melhor que o teclado de membrana. A diferença tecnológica também está no travamento dos switches, que no semi mecânico só existem individuais nas teclas mais utilizadas, enquanto as outras teclas são apenas de membrana comum.

Para que serve um teclado mecânico?

Por ser muito ágil e preciso, o teclado mecânico é muito procurado por gamers e profissionais dos jogos, já que a precisão pode fazer uma diferença. Além disso, pessoas que trabalham com escrita, programação ou apenas por lazer, também estão optando por esse teclado.

Para que serve um teclado mecânico
Fonte/Reprodução: original

Apesar do seu custo financeiro elevado, o teclado mecânico pode ser encontrado por preços menores e em tamanhos diferentes, como os que não tem a lateral numérica dos habituais teclados.

Quais as vantagens de usar um teclado mecânico?

O teclado mecânico tem a melhor tecnologia do mercado para qualidade de escrita e tempo de vida do equipamento. Sua precisão não pode ser equiparada ao de um teclado de membrana e nem ao de semi mecânico.

Além disso, por suas teclas terem switches individuais, o teclado mecânico costuma ter suas teclas mais altas e suaves de apertar, já que os switches são sensíveis, não é necessário ir até o fundo da tecla para que ela funcione, tornando uma escrita de longo prazo, mais tranquila e confortável.

Existem desvantagens?

Um dos maiores problemas do teclado mecânico é a sua acessibilidade, já que é um produto bem mais caro que seus concorrentes. Existem opções baratas, porém as de maior qualidade podem custar até mil reais, enquanto os outros tem opções de R$ 100,00 ou menos.

Os teclados mecânicos também são considerados barulhentos, isso pode variar do tipo de switch utilizado, mas é possível que se encontre um assim. Isso se deve a ativação do switch que por ser mais alto que um comum, pode fazer mais barulho ao pressionar.

Qual a diferença de um teclado mecânico para teclado comum?

A maior diferença de um teclado mecânico para um de membrana comum está no seu tempo de resposta individual. Enquanto em um teclado de membrana as teclas respondem ao mesmo ativador, no mecânico cada uma é respondida individualmente, então a sua precisão e velocidade de resposta é muito superior.

Além disso, por ter um trabalho dedicado muito maior na fabricação, um teclado mecânico de qualidade pode durar muito mais que um de membrana comum, que por ter sua fabricação mais simples e mecanismos mais leves, pode falhar ou quebrar mais rapidamente.

O teclado mecânico veio para atualizar a tecnologia e alcançar novos patamares para um periférico que era considerado simples demais. Agora, já existem opções mais rápidas, mais bonitas, menores e sem cabo.

Aproveite para conhecer os vários tipos de teclado e escolha o que melhor se adapte a sua necessidade, pois apesar do teclado mecânico ser o mais avançado, ele tem um preço mais alto e sua qualidade pode não ser tão relevante para o seu uso se comparado com outros mais simples, então é bom escolher baseado na sua necessidade e qualidade.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.