Para que serve uma Vela?

Em um mundo conduzido pela energia das mais variadas fontes, para que serve uma vela? Esses objetos foram criados para iluminar ambientes durante a época dos romanos, a partir de 500 a.C. As primeiras velas eram grandes e confeccionadas com sebo. 

Já na China, a criação de vela começou 221 a.C., porém eram feitas de gordura de baleia. A Vela, além de iluminar, também é conhecida como um canal entre o mundo terreno e o mundo espiritual. Por isso, sempre esteve presente em cerimônias, rituais e diversas práticas espirituais em igrejas. 

A seguir, aprenda para que serve uma vela e quais seus tipos.

O que é uma vela?

Para responder à pergunta sobre para que serve uma vela, primeiro temos que saber exatamente o que é esse objeto. Uma vela, também conhecida como candeia, consiste em um instrumento composto por um pavio inserido em um combustível, geralmente sólido. Assim que ao pavio é ateado fogo, qualquer ambiente é iluminado pela chama acesa. A intensidade da luz depende de seu tamanho e qualidade.

O que é uma vela?
Como foi criada. Fonte/Reprodução: original.

A confecção de velas iniciou-se na China, durante a dinastia Chin em 221 a.C. O combustível sólido utilizado nessas velas era a gordura de baleia. Já as velas criadas pelos Romanos eram feitas a partir do sebo de animais. 

Somente nos últimos séculos a produção de velas começou a utilizar a cera de parafina. Material derivado do petróleo, que foi descoberto por Carl Reichenbach.

Para que serve uma vela?

Inicialmente, as velas eram utilizadas principalmente para iluminar ambientes. Em tempos remotos, não existiam lâmpadas ou sistemas elétricos, por isso as velas eram essenciais para comodidade humana, principalmente no período noturno. Em alguns casos, esses objetos funcionais eram acoplados a lanternas para melhor locomoção e segurança.

Para que serve uma vela?
Como funciona. Fonte/Reprodução: original.

Porém, ser uma fonte de iluminação não é a única função para que serve uma vela. Esses objetos também são extremamente utilizados em igrejas de diversos segmentos, em rituais e cerimônias. 

Isso porque, acender uma vela simboliza atrai os anjos, pois usa luz representa o princípio criador, a transmutação de orações e tem ligação com a Luz do Amor Divino. Além disso, uma vela acesa é capaz de dar maior energia aos pedidos e força através de seu calor. 

Além disso, a vela tem outros usos cotidianos, estando presente em celebrações como as de aniversários e outras datas comemorativas, além de fazerem parte da rotina de autocuidado e meditação, ou mesmo participando de encontros românticos, quando em sua versão perfumada. Essas são várias das funções para que serve uma vela. 

Como a vela é feita?

Saber para que serve uma vela é bastante interessante, mas sua fabricação também é algo bem curioso. A preparação de quase todas as velas é feita através de um combustível sólido colocado ao redor de um pavio. 

Hoje, há diversos materiais utilizados como combustível sólido, tais como cera de abelha, cera vegetal de coco, cera vegetal de soja e a famosa parafina, material mais comum feito a partir do petróleo. Após ser colocado em uma forma com o pavio, a vela começa a tomar a forma sólida. Depois de acesa, a chama do fogo será capaz de derreter, aos poucos, o material utilizado em seu corpo.

Quais os tipos de vela?

Agora que sabemos para que serve uma vela e como ela é feita, é importante também saber identificar quais são seus principais tipos. 

No mercado, existem uma grande variedade de velas feitas para infinitas possibilidades. Podemos encontrar velas decorativas, com perfume, coloridas, de diferentes tamanhos e espessuras e outras variedades. Confira:

Vela Aromática

As velas aromáticas são produzidas para perfumar ambientes. Durante sua produção, são adicionados óleos essenciais ou outras substâncias que produzem aromas agradáveis quando acesa.

Vela Rechaud

Também conhecidas como pontos de luz, as velas Rechaud são produzidas para iluminar ambientes e também decorar. Elas são fabricadas dentro de pequenos copos de metais, assim são colocadas em castiçais e outros objetos de decoração.

Vela em pote

As velas em pote são desenvolvidas para decorar ambientes e podem ser aromáticas ou não. Geralmente, a cera ainda líquida é colocada dentro de um pote de vidro ou mental para que se torne sólida. Para apagar a vela, basta colocar a tampa do pote.

Vela dos Anjos

As velas dos Anjos são utilizadas para os rituais de invocação de arcanjos. Elas são produzidas nas cores: amarela, branca, rosa, violeta, azul, verde e vermelha. Cada uma dessas cores são conhecidas por ter um significado próprio.

Velas coloridas também são utilizadas em outras religiões, como as de matriz afrodiaspórica, em que cada cor é associada a uma entidade específica.

Quais os cuidados ao usar a vela?

Mesmo já ciente sobre para que serve uma vela, toda pessoa deve tomar alguns cuidados ao manuseá-la. Seja qual for o tipo da vela, ela nunca deve ser acesa por crianças sem supervisão. Além disso, uma vela só deve ser acesa em lugares seguros, longe de produtos inflamáveis, crianças e animais.

No caso de velas feitas em pote, aconselha-se que elas não fiquem acesas por mais de 3 horas. É preciso lembrar também de nunca tocar a cera líquida, pois o contato pode causar queimaduras. Por isso, antes de acender qualquer tipo de vela, é importante se informar sobre os possíveis riscos, principalmente quando acesas em ambientes internos.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.