Para que servem os gráficos e como são utilizados?

Para que servem os gráficos e quais tipos temos a disposição, é certamente um tópico que ajuda profissionais e estudantes no momento de montarem seu projeto de representação de informações numéricas.

Geralmente, os gráficos e para que servem são utilizados para simplificar uma situação que envolva números.

Sejam modelos inventivos e coloridos, sejam de formatos básicos, antes de escolher propriamente o tipo devemos conhecer para que servem os gráficos.

Provavelmente, hoje você está aqui porque procura um auxílio bem prático para colocar em ação aquele conjunto de dados e não ficar somente na linguagem verbal, não é mesmo?

Então, qual é a dificuldade de trabalhar com informação estatística e para que servem os gráficos exatamente, uma vez que sempre foram utilizados para este fim?

Continue a leitura para entender essa questão tão interessante que vai além de jogar os dados no Excel e ativar uma fórmula.

Para que servem os gráficos?

Servem para apresentar um conjunto praticamente sistêmico de dados;

  • Andamento e conclusões sobre pesquisas;
  • detalhamento de processos organizacionais;
  • atividades administrativas;
  • produtos ou serviços;
  • conhecer amplamente ou estudar o alcance de certas matérias escolares;
  • ações e estratégias de marketing nas empresas.

Perceba que cada ponto desse já abre mais a mente sobre para que servem os gráficos. Em resumo, podemos dizer que eles são uma forma de linguagem única para apresentação de dados.

Afinal, nada mais complicado para o ouvinte ou público do que apenas ouvir ou ler informações que têm como componente central os números estatísticos.

Em outras palavras, para que servem os gráficos, temos esse objetivo de encurtar a impressão e dar mais vida ao assunto em questão.

Elementos gráficos

Ao aprender para que servem os gráficos e assim construir uma representação estatística, você deve considerar também alguns elementos. Primeiramente, os tipos de gráfico devem ser o mais simples possível, justamente devido à necessidade de facilitar a compreensão.

Aplique os dados de maneira mais rápida, coesa. Ou seja, não coloque informações demais em um gráfico estatístico, somente o necessário.

Elementos gráficos
Fonte/Reprodução: original

Disponha seu objeto de argumento ou estudo de maneira clara e verídica, obviamente.

Para que servem os gráficos e seus tipos, serão ainda mais explorados logo abaixo:

Tipos de gráficos

Existem ao menos 4 tipos de gráficos e formas de representar dados estatísticos, sendo os principais:

  • Gráfico de pontos;
  • gráfico de barra;
  • gráfico de linha;
  • gráfico de coluna.

Acompanhe a explicação sobre para que servem os gráficos com exemplos práticos.

Gráfico de barra

É utilizado para comparar dados de amostra específica, através de retângulos iguais, em largura e altura.

A lógica para esse primeiro tipo e para que servem os gráficos, é que a altura deve ser proporcional, isto é, se a frequência do dado for maior, então você projeta um retângulo de maior altura.

Exemplo

Imagine que você e sua equipe vão pesquisar ou analisar o percentual da população regional que acessa serviços como a internet, rede celular, energia elétrica, smartphone ou tablet.

Os resultados podem ser dispostos, precisamente, em formatos de barras paralelas. Uma para cada serviço citado, que você pode chamar de categorias, com suas respectivas porcentagens.

Aqui, a graça de para que servem os gráficos é justamente diferenciar com cores e desenhos, ou ícones.

Gráfico de coluna

O gráfico de coluna tem estilo similar ao do gráfico de barras, já que a finalidade é a mesma.

Você vai usá-lo, no entanto, quando seu estudo resultar em legendas mais curtas, com o intuito de diminuir os espaços em branco como no tipo anterior.

Exemplo

Utilize para informar de forma genérica, mas de modo a observar alterações em casos de doença e infecção, por exemplo, ao longo de certo período, como vários anos em sequência.

Gráfico de linha

Usado para quando é preciso analisar dados um pouco mais complexos ao longo do tempo. Aliás, um exemplo de para que servem os gráficos de linha é o uso em análises financeiras.

O que acontece nessa representação quase metódica e sem muita criatividade, é que o eixo das abscissas (o “x”) irá indicar o tempo em anos, meses, horas, por aí vai.

Ao passo que o eixo das ordenadas (o “y”) representa o outro tipo de dado da análise.

Exemplo

Uma empresa vai conferir seu faturamento no final de determinado ano. Para isso, os dados serão simplesmente colocados em uma tabela com coluna para o mês, outra para o faturamento.

Nesse exemplo de para que servem os gráficos de linha, temos uma melhor noção a respeito de como os rendimentos da empresa cresceu ou decresceu.

Uma das vantagens de para que servem os gráficos de linha é incluir quantos dados for preciso em uma única análise.

Gráfico de pontos

O gráfico de ponto ou Dotplot, serve para simplificar uma tabela de distribuição de frequência, entre o que é absoluto e o que é relativo. É muito parecido com o gráfico de linhas, mas somente com os pontos..

Exemplo

Suponha que sua pesquisa seja feita em uma escola local, na qual sua equipe coletou e distribuiu as idades das crianças desta forma:

Rol: {1, 1, 2, 2, 2, 2, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 4, 4, 5, 5, 6}

Para organizar esses dados, você traça uma linha com as idades, sem repetir. Coloca um ponto (ou cruz, para diferenciar) sobre cada número. Quando certo número aparecer duas vezes, basta dar dois pontos para ele.

Qual a importância dos gráficos?

A importância dos gráficos tem total ligação com a facilidade e rapidez de interpretar as relações entre um dado e outro com o toque visual.

Não é por outro motivo que para que servem os gráficos significa ter ferramentas de distribuição, desenho e detalhamento sempre na mão de profissionais para facilitar a vida.

Qual a importância dos gráficos
Fonte/Reprodução: original

Um gestor, por exemplo, poderá enxergar com mais clareza as tendências de mercado, o comportamento de seu público ou cliente, bem como checar resultados independentes do cenário.

Para que servem os gráficos senão para identificarmos padrões e não ir apenas com o que se acha ou pressupõe, não é mesmo?

Se você é um profissional da estatística, um estudante de dados ou precisa gerir um montante de dados e informações empresariais, esperamos ter contribuído com essa matéria sobre para que servem os gráficos e seus tipos.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.