Tijolo

É um pouco óbvio pensar para que serve o tijolo no nosso dia-a-dia. Contudo, é sempre interessante nos aprofundarmos sobre as funções de diversos itens costumeiros nas nossas vidas, então, por que não algo tão presente quanto os tijolos? Por mais que a funcionalidade costume ser a mesma, temos sim diversos tipos e formas que podem ser utilizadas em áreas distintas.

Além disso, é comum que algumas pessoas não saibam como chegamos ao estilo de material utilizado atualmente, visto que, obviamente, existe uma longa trajetória por trás dos tijolos para ele ser aperfeiçoado até o que conhecemos.

Para ajudar na compreensão sobre para que serve o tijolo, ou seus diferentes tipos, separamos neste artigo todas as informações cruciais para entender como esse tão importante material é usado praticamente em todos os lugares onde passamos durante o dia.

Para que serve o Tijolo?

Respondendo para que serve o tijolo, obviamente a primeira opção é a construção, onde os tijolos são colocados em fileiras para montar paredes, muros e outras estruturas como churrasqueiras e fornos a lenha. Seu uso é priorizado nessas estruturas, pois, o tijolo é um material resistente e com muita durabilidade, capaz de suportar diferentes condições climáticas e outras questões.

Para que serve o Tijolo?
Fonte/Reprodução: original.

A grande maioria dos tijolos comuns são feitos com uma mistura de areia, cimento e água com argila cozida e moldada em formas de retângulos. Contudo, outros tipos podem receber outros materiais que aumentam suas características, como durabilidade e resistência.

Quais os tipos de tijolos?

Além de esclarecer para que serve o tijolo, vamos mostrar alguns dos principais tipos utilizados em nosso dia-a-dia, que como dito anteriormente, possuem características diferentes entre si, mas cuja funcionalidade é a mesma. Os principais são:

  • Comuns: os mais conhecidos do grande público, usados para construção comum;
  • Refratários: tijolos feitos para suportar altas temperaturas;
  • Vazados: graças às suas cavidades vazias são úteis para isolamento térmico e acústica superior;
  • Barro: feitos de argila pura, esses tijolos são muito comuns em construções mais rústicas;
  • Laminados: revestidos por uma camada de cerâmica, são resistentes à água;
  • Concreto: mais duráveis e com uma grande resistência à água;
  • Vidro: feitos com vidro sustentável, esses tijolos são uma ótima opção para uma construção com menos danos ao meio ambiente.

Embora cada tipo tenha sua característica, todos têm a mesma função de tornar as construções mais adequadas para as situações que possam surgir, muitas vezes a protegendo de situações inesperadas.

Qual é a função do tijolo?

Após saber para que serve o tijolo, provavelmente quando se pensa na função principal desse material, é justo afirmar que esta é a sustentação das construções civis em todas as áreas, independente do tipo utilizado para erguer a estrutura ali montada.

Qual é a função do tijolo?
Fonte/Reprodução: original.

Com essa função, também é interessante pensar que, graças aos tijolos e sua durabilidade, hoje em dia conhecemos diversos monumentos antigos que sobreviveram ao tempo, e a suas diversas alterações ao longo dos séculos. Isso nos possibilitou estudar diversas culturas e povos antigos.

Quem foi que inventou o tijolo?

Além de para que serve o tijolo, discutamos um pouco sua trajetória, especialmente sua origem, por mais que não exista uma certeza histórica sobre a mesma. A teoria mais aceita entre os estudiosos é que os primeiros tijolos surgiram na Mesopotâmia, região onde atualmente se localizam países como o Iraque e o Paquistão.

Por mais que seu uso seja óbvio no cotidiano, saber para que serve o tijolo e quais os seus diversos tipos, pode ser muito importante para que, em futuros projetos, se consiga escolher as opções adequadas para a criação de estruturas que resistam a diversos imprevistos, como o ambiente ou acidentes.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.