Simeticona: para que serve, efeitos colaterais e como tomar

Você sabe o que é e para que serve simeticona? Esse é um medicamento bastante conhecido e utilizado para aliviar alguns desconfortos, mas que precisa ser utilizado com atenção!

Conheça mais para que serve simeticona e como ela pode te auxiliar no alívio dos desconfortos gástricos e intestinais.

O que é e para que serve simeticona?

A simeticona é um medicamento que pode ser comprado livremente com receita.  Já quem quer saber para que serve simeticona, saiba que ela tem diversas ações focadas no alívio do desconforto abdominal causadas por flatulências, inchaço, cólica e até mesmo sensação de arroto preso, que também é chamado de eructação.

Como funciona a simeticona?

Sabendo para que serve simeticona, é importante saber como ela funciona. A ação desse medicamento é específica para aliviar o desconforto causado pelos gases intestinais e estomacais, pois ele consegue romper as bolhas de gases, fazendo com que elas sejam eliminadas com facilidade.

Como funciona a simeticona?
Simeticona. Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, os sintomas são aliviados rapidamente, acabando com a dor e a sensação de pressão e estufamento.

Quais são os efeitos colaterais do simeticona?

Na maioria das vezes, a simeticona não causa nenhum tipo de efeito colateral porque não ocorre a absorção pelo corpo, pois ela consegue agir apenas nos gases e é eliminada completamente por meio da evacuação.

Porém algumas pessoas relataram efeitos colaterais como urticária, vermelhidão, inchaço e até mesmo coceira na pele. Nesse caso, se trata de uma reação alérgica e necessidade de atendimento médico imediato.

Quem não pode usar este medicamento?

Além de não poder ser tomado por quem tem alergia a qualquer componente deste medicamento, ele também deve ser evitado caso você esteja com um aumento grande do abdômen, dor intensa na barriga, dor com duração superior a 36 horas ou se perceber qualquer massa que possa ser apalpada na região da barriga.

Quem não pode usar este medicamento?
Quem pode.
Fonte/Reprodução: original.

Caso você esteja sofrendo com qualquer um desses sintomas, não tome a simeticona e busque orientação médica na emergência, para que o tratamento correto seja realizado.

Simeticona é seguro para mulheres grávidas?

Durante a gestação e a lactação, é importante não tomar nenhum tipo de medicamento sem orientação médica e com a simeticona da mesma forma. Ou seja, não tome simeticona durante a gravidez se ela não foi receitada pelo médico.

É seguro para as crianças?

O uso da simeticona é liberado para adultos e idosos, mas também pode ser utilizado por bebês e crianças. Porém jamais faça automedicação, sempre conte com orientação do pediatra antes de oferecer qualquer tipo de medicamento para crianças pequenas e bebês.

Como a simeticona deve ser tomada?

O uso da simeticona é via oral e as doses podem variar de acordo com cada caso e a recomendação do seu médico. Normalmente, o uso recomendado é de 1 comprimido até 3 vezes ao dia, sempre acompanhado das refeições.

Também é importante se atentar a dose diária máxima que não pode ultrapassar os 12 comprimidos, ou seja, 500mg.

Quanto tempo leva para a simeticona funcionar?

Após a ingestão do comprimido, os efeitos começam a aparecer entre 10 e 30 minutos. Esse tempo de ação é considerado rápido e esse é um dos motivos pelo qual esse medicamento é tão utilizado.

Agora que você sabe para que serve simeticona e como funciona a ação desse medicamento, tenha muito cuidado ao realizar a automedicação e sempre que possível, peça orientação sobre o medicamento a um farmacêutico ou médico de confiança. 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.