Para que serve o Escavador e quais os tipos?

Você já ouviu falar de Escavador odontológico? É sobre isso que iremos explicar neste conteúdo! Ao fazer um tratamento odontológico há vários equipamentos que ajudam a deixar os dentes mais bonitos e saudáveis, sendo um deles é o escavador odontológico. 

Falando assim parece algo difícil, mas com certeza você já viu quando visitou o seu dentista durante uma limpeza ou na realização de um outro tratamento. O objetivo deste texto é mostrar o que é e para que serve o escavador odontológico, além de mostrar os tipos que existem no mercado, confira. 

O que é um Escavador?

O escavador odontológico é um aparelho muito comum dos dentistas, principalmente na hora de fazer limpeza. Sabe aquele instrumento metálico com ganchos em suas extremidades? Ele é o escavador, cujo objetivo é tirar os tártaros e cáries dentro de um determinado dente ou de um espaço de um para o outro.

O que é um Escavador?
Fonte/Reprodução: original.

Para funcionar, o dentista utiliza o escavador para raspar o material cariado em uma extremidade cuja cabeça tem uma ferramenta não rotativa e na outra extremidade para escavar onde fica a cárie. 

Para que serve um Escavador na odonto?

Na odontologia, como explicamos anteriormente, o escavador odontológico serve para procurar as cáries existentes nos dentes e fazer com que elas sejam retiradas o mais rápido possível, visto que elas podem destruir a estrutura interna e comprometer toda a saúde bucal. 

Como um Escavador  é utilizado pelo dentista?

O dentista utiliza o escavador odontológico a partir de uma ferramenta que vai à região da dentina e retira todo o material careado. Também é conhecido por outros nomes, como cureta, colher ou escariador de dentina.

Como um Escavador  é utilizado pelo dentista?
Fonte/Reprodução: original.

A dentina, para quem não sabe, é um tecido mineralizado com característica avascular e acelular que constitui boa parte do dente. Fica atrás do esmalte e defende os impactos causados pelo desgaste com o impacto da alimentação e também da mastigação. 

Quando um Escavador  é utilizado?

O Escavador odontológico é utilizado quando há a presença de cárie nos dentes, principalmente na região da dentina, no qual o dentista vai fazer uma escavação por toda a área para retirar o máximo de tecido com cárie para evitar com que tenha novas danificações na região e deixar a saúde bucal cada vez mais saudável. 

É uma das primeiras atividades que se faz quando se realiza uma limpeza bucal. O paciente precisa ir a cada seis meses para que os dentes sejam analisados, e é uma atividade também conhecida como profilaxia dental. 

Como usar um Escavador?

O Escavador Odontológico é utilizado quando há presença de cáries na região do dente ou também quando há presença de tártaros. O uso se dá por meio do tratamento de limpeza dentária, onde o dentista vai identificar se há agentes invasores.  

Como escolher o melhor Escavador?

O melhor escavador é aquele que pode ser esterilizado e ideal para não causar contaminação ao dentista e muito menos aos pacientes. É importante escolher os materiais de aço cirúrgico para que eles possam ir para autoclave descontaminar, ficando livre de agentes infecciosos. 

Já o tipo ideal depende do tratamento que será feito em cada paciente, no qual explicaremos a seguir. 

Tipos de Escavador

Os escavadores possuem diferentes tamanhos para que o dentista escolha conforme a necessidade do paciente. Eles são divididos por números, no qual traz uma referência a profundidade que pode atingir em milímetros.  Os tipos são n.º 5, n.º 11,5, n.º17 e 18. 

Agora que você sabe qual a importância do escavador odontológico e os seus tipos, deixe seu comentário se tem alguma dúvida. E, compartilhe, para seu amigo dentista que está com problema com o escavador. 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.