Para que serve a Pinça clínica e como usar?

No conteúdo a seguir, vamos tentar explicar para que serve a pinça clínica, e como os dentistas e outros profissionais que lidam com cirurgias a usam durante o seu cotidiano.

Durante todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos, ou até os mais simples e corriqueiros que envolvam sangue, seja ele na boca ou no corpo, o uso desta pinça pode ser necessário, os profissionais da área de saúde já a conhecem muito bem, mas sempre é bom saber mais sobre algo.

Para que serve a Pinça clínica na odonto?

Considerando que como qualquer outra pinça, a pinça clínica confere ao dentista, muito mais precisão e eficiência no que está fazendo, e isto somado a utilidade de uma pinça de remover material da cavidade bucal, ou inserir, gera resultados surpreendentes.

Para que serve a Pinça clínica na odonto?
Fonte/Reprodução: original.

Em resumo a pinça clínica serve para auxiliar o dentista a pegar materiais dentro ou fora da boca, como pegar algodão, gases e até mesmo broca. 

Como é utilizado a Pinça clínica pelo dentista?

A pinça clínica pode ser utilizada pelo dentista para remoção de materiais em geral da boca de seus pacientes, bem como as suas utilidades serem muito bem aproveitadas pelos profissionais que sabem lidar com ela de uma maneira habilidosa.

Por exemplo, em um procedimento como o canal, o dentista vai usar a pinça clínica com o fim de colocar algodão para estancar o sangue, ou retirar pedaços do dente, caso seja necessário. 

A pinça é uma ferramenta muito útil e comum em um consultório, utilizada até durante as consultas de rotinas e de limpeza.

Como usar a Pinça clínica?

Como qualquer outra pinça, não precisamos de nenhum manual para saber como fazer o seu uso, o resultado que a pinça clínica apresenta de diferente das outras, é quanto ao tipo de material que ela vai lidar, sua precisão e potência de pegada não serem tão fracos como em pinças menores, e para outros propósitos.

Como usar a Pinça clínica?
Fonte/Reprodução: original.

Aqui estamos lidando com uma instrumentação de um dentista e outros cirurgiões, então na maioria das vezes ela é usada para ajudar no processo de  manutenção da boca.

Como escolher a melhor Pinça clínica?

O que você precisa fazer na hora de pensar sobre como escolher a melhor pinça clínica para você, é considerar o seu gosto pessoal e a necessidade da sua clínica ou consultório, atualmente.

Afinal existem vários tipos, cores, materiais de que elas são feitas e coisas do gênero, então a melhor pinça para você não é exatamente a mais cara da loja, mas sim a que você mais precisa e se adapta melhor a sua mão e propósito para que ela precisa ser usada dentro da sua rotina!

Saiba também que as pinças podem ser vendidas tanto separadamente, quanto em kit Clínico, que normalmente é composto por uma pinça, espelho com cabo e uma sonda exploradora.

Quais são os tipos de Pinça clínica?

Existem pinças clínicas pequenas, pinças grandes, e desde a sua criação, já surgiram alguns tipos de pinça clínica no mercado e eles estão até hoje sendo cada vez mais usados pelos profissionais da área.

Pontas diferentes, tamanho diferentes, materiais diferentes, uns mais maleáveis do que outros, preços mais caros, outros mais baratos… Quando o assunto é pinça clínica, você pode escolher dentre uma gama de diferentes produtos que já estão presentes no mercado, seja ele em lojas físicas ou e-commerces da vida.

Com isso, você aprendeu mais sobre a Pinça clínica, sua utilidade e como ela é usada dentro de um consultório. Por isso, se quer saber mais sobre outras ferramentas clínicas, leia nossos outros conteúdos que falam da Sonda Exploradora, Colher de Dentina e muito mais.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.