Pontos cardeais: Quais são e para que eles servem

O conceito de pontos cardeais existem em diferentes culturas e na história da humanidade foi primordial para nossa sobrevivência, colonização, conquistas e outras séries de feitos da civilização. Vamos entender o que é no artigo abaixo.

O que são os pontos cardeais?

Pontos cardeais são uma das mais antigas e universais formas de se guiar no globo terrestre. Desde a antiguidade diferentes culturas identificaram e dividiram o globo terrestre em quatro direções: Norte e sul, leste e oeste. Essa forma de divisão caso seja colocada em um plano ficaria algo como (na perspectiva do observador): cima, baixo, direita e esquerda.

O que são os pontos cardeais
Fonte/Reprodução: original

O ponto norte, identificado simbolicamente por um N em nosso idioma, é conhecido pelo nome de boreal ou setentrional. O sul, identificado por um S, meridional ou austral. O leste, identificado por um L, é chamado de apenas este ou oriente. O oeste, simbolizado pela letra O, está relacionado ao ocidente.

Para que servem os pontos cardeais?

Esses são os pontos de localização mais básicos e confiáveis possíveis. São primários e todo nosso senso de direção enquanto sistema intelectual se baseia nesses quatro pontos. Eles são imensamente importantes porque podem ser localizados facilmente por um ser humano treinado simplesmente olhando o céu. A posição das estrelas, o nascer e pôr do sol, todos seguem um sistema preciso que pode ser usado para definir sua localização.

Para que servem os pontos cardeais
Fonte/Reprodução: original

E mesmo que você não seja capaz de definir isso por si, instrumentos como bússolas podem te ajudar a definir a localização e seu destino.

Por sua importância em nossa civilização e cultura os pontos cardeais também são frequentemente utilizados em ritos litúrgicos, na arquitetura e até mesmo em design.

Quais são os pontos cardeais?

Falaremos abaixo dos pontos cardeais, informações relacionadas a eles e suas ramificações.

Norte

O norte é a posição “de cima” do planeta, de quem encara um mapa como frequentemente é retratado. O extremo norte do planeta é chamado de pólo norte, e lá não há continente, apenas uma massa de gelo chamada ártico. O norte se divide em mais duas direções: nordeste e noroeste. O nordeste é o norte ao leste e o noroeste o norte ao oeste.

Sul

O sul seria a região que aponta para baixo, no extremo sul, o chamado pólo sul, existe um continente chamado Antártida. Na Antártida não há nenhum governo, e sim há um tratado que reserva o continente à pesquisa científica. A região sul como o norte se divide em mais duas: sudeste, a direção sul ao leste, e sudoeste, a direção sul ao oeste.

Leste

Leste, a região da direita e relacionada ao oriente. O leste aponta ao oriente, se você estiver olhando para um mapa múndi em formato plano. É também um dos principais, senão o principal, ponto de referência para o observador para se orientar nos pontos cardeais. O sol nasce para nós ocidentais no leste, sempre. Então se estiver perdido, basta reparar em que direção o sol está nascendo.

Oeste

O oeste é relacionado ao ocidente, pelas mesmas razões ditas acima, na região da esquerda. Enquanto o leste é a posição do nascer do sol, o oeste é a direção do pôr do sol. Ambos são uma fonte confiável para se localizar.

Pontos colaterais: para que servem

Os pontos colaterais foram as conjunções do norte e sul com leste e oeste como nós dissemos acima. Suas siglas são:

  • Sudeste SE
  • Sudoeste SO
  • Nordeste NE
  • Noroeste NO

Embora poucas pessoas a utilizem.

Rosa dos ventos: o que é e para que serve

A rosa dos ventos era um símbolo que ilustrava os pontos cardeais e colaterais em mapas que ajudavam bastante na localização, principalmente nas grandes navegações.

Deixe um comentário