Para que servem as faixas de pedestres nas ruas?

0

Garantir a segurança dos pedestres e organizar o tráfego no trânsito é o principal objetivo das faixas de pedestres nas ruas. Mas, talvez você não entendeu ou não sabe ainda como funciona cada uma delas.

Por isso que fizemos esse post para esclarecer as principais dúvidas de para que servem as faixas de pedestres nas ruas, para que assim você as utilize sem erros.

O que é a faixa de pedestres?

A faixa de pedestre é bem comum e natural de ser vista em diversos lugares das cidades, sobretudo ela é uma faixa de segurança para quem precisa atravessar, além de proteger os pedestres, evita acidentes e mantém a organização do trânsito.

O que é a faixa de pedestres

Fonte/Reprodução: original

Qual a importância da faixa de pedestre?

A importância de entender para que servem as faixas de pedestres pode ser comparada também à importância do semáforo, dado que sem eles seria praticamente impossível manter a ordem no trânsito. Se com a devida sinalização já temos diversos casos de acidentes por dia, imagine só se eles não existissem?

Onde deve ser colocada a faixa de pedestre?

Conforme o artigo 80 do Código de Trânsito Brasileiro, a faixa de pedestre deve ser colocada sempre que houver necessidade, colocada ao longo da via. Então, não há uma especificação, sendo uma via com movimentação de veículos e tendo necessidade de uma sinalização devida, ali a faixa de pedestre será colocada.

Tipos de faixa de pedestre e suas regras?

Existem diferentes tipos de faixas e é importante lembrar para que servem as faixas de pedestres e qual a função de cada uma delas, veja abaixo quais são elas e quais são suas regras.

Tipos de faixa de pedestre e suas regras

Fonte/Reprodução: original

Amarela

A faixa amarela é colocada para regularizar o fluxo de sentidos opostos, para parada e marcação de obstáculos e para delimitar espaços de estacionamento proibido

Vermelha

A faixa vermelha é utilizada para espaços de ciclovias e em símbolos de emergência como farmácias e hospitais.

Branca

A faixa branca é a mais conhecida por ser utilizada para marcação da área de travessia de pedestres, mas além disso, também serve para regulação de fluxo no mesmo sentido e delimitação de espaços especiais.

Azul

A faixa azul é utilizada para paradas de embarque e desembarque e também para marcação de lugares especiais.

Preto

A faixa preta é apenas para dar contraste entre pintura e pavimento.

Amarela contínua

A faixa amarela contínua divide o fluxo em sentidos opostos e indica que o veículo não pode ultrapassar o limite para a pista ao lado, quando essa faixa está traçada na transversal, indica o limite que o veículo deve permanecer quando a sinalização indicar a parada.

Brancas interrompidas

Também conhecida como faixa branca contínua, quando colocadas em paralelo, indicam a área de travessia dos pedestres. Quando colocadas ao longo da pista dividem faixas de tráfego do mesmo sentido, indicando que a mudança para um sentido oposto não pode ser feita.

Faixa de pedestre

É a área onde os pedestres possuem prioridade, está sendo delimitada na transversal ao eixo de uma via, e é necessária para a segurança de quem está atravessando.

Prontinho, agora que você já sabe para que servem as faixas de pedestres e a função delas que é principalmente garantir a segurança de quem está atravessando, evitando possíveis acidentes. Devemos segui-las com atenção, seja você na condição de pedestre ou condutor de veículos para que assim, haja mais tranquilidade e um comportamento responsável no trânsito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.