Confira para que servem as talhas da purificação dos judeus!

Existem muitos detalhes da cultura judaica que passam despercebidos pela maioria das pessoas e hoje falaremos sobre para que servem as talhas da purificação dos judeus, qual a sua história, como começou esta prática, dentre outras curiosidades!

O que são talhas de purificação dos Judeus?

As talhas de purificação dos judeus eram vasos cheios com água presentes na entrada das casas de cada judeu, para que o visitante lavasse as mãos e os pés.

No antigo testamento, podemos perceber muitas coisas que indicam objetos e rituais judaicos presentes no novo testamento que ainda eram seguidos pelos judeus. Sabemos que, quando a lei de Deus foi dada ao povo de Israel, haviam muitas restrições e mais da metade delas diziam respeito à atos de purificação.

O que são talhas de purificação dos Judeus
Fonte/Reprodução: original

Embora as pessoas tenham uma ideia errada de que Deus dava “ordenanças vazias”, na realidade, a maioria das leis dizia respeito à higiene pessoal de um povo que morava no deserto, sem muitos recursos que temos hoje em dia como água, medicamentos, primeiros socorros, etc.

Haviam leis a respeito da mulher menstruada, a respeito de doenças, tipos de carne que os judeus não poderiam comer (como exemplo, a carne de suínos não deveria ser consumida e hoje sabemos que é uma das carnes onde há maior exposição às bactérias danosas ao ser humano) bem como proibições a respeito do consumo de carne com sangue.

Para que servem as talhas da purificação dos judeus?

As talhas da purificação dos judeus serviam para que visitantes ou familiares vindos de longe lavassem as suas mãos e seus pés antes de entrar na casa, a fim de evitar a proliferação de doenças e vírus além de manter a sua higiene.

Como é a purificação dos judeus?

O povo judeu tinha diversos rituais de purificação os quais são detalhados nos livros de Êxodo e Deuteronômio. Contudo, a purificação poderia ter diferentes significados conforme o contexto.

Dessa forma, para os judeus, havia a purificação cerimonial que era um evento que acontecia antes de se realizarem sacrifícios em favor do povo a Deus.

Como é a purificação dos judeus
Fonte/Reprodução: original

Havia também a purificação da mulher em período menstrual, chamada de “mikvá”, onde a pessoa era mergulhada totalmente.

Este mesmo ritual também acontecia quando alguém se convertia ao judaísmo e é uma prática presente até hoje nas igrejas atuais, conhecida como “batismo”.

Havia também o ritual de purificação que era lavar as mãos e os pés ao entrar na casa de alguém e também lavar as mãos antes de comer uma refeição.

O que significa a palavra talha na Bíblia?

Existem dois possíveis significados para a palavra “talha” na Bíblia. Um significa “lapidar”, como em “entalhar”, e era uma arte feita por artesãos em pedras, madeira e outros materiais.

Outro significado é uma espécie de vaso feito de barro ou argila, onde os judeus enchiam de água para que os visitantes se “purificassem” antes de entrar na casa. Podemos ver essas talhas no versículo onde Jesus transforma a água das talhas em vinho.

Com isto, podemos perceber o simbolismo que Jesus queria fazer ao utilizar as talhas como local de seu milagre. Ele queria fazer os judeus perceberem que apenas ele, através de seu sacrifício, poderia purificar o povo de seus pecados.

Se você se interessa pela origem das coisas e deseja saber mais, continue acompanhando os nossos artigos aqui!

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.