Para que serve a Centrífuga?

Mesmo com tantas opções no mercado, a Centrífuga de roupas ainda é um eletrodoméstico pouco conhecido. Com ela, é possível retirar roupas recém lavadas quase secas, ou seja, ela facilita e diminui o tempo de secagem das peças de roupas no varal. Conheça mais sobre a Centrífuga e qual sua utilidade dentro de uma casa.

O que é para que serve a Centrífuga?

A centrífuga é um eletrodoméstico que serve para drenar o excesso de água dos tecidos. Com ela, é possível retirar peças de roupas quase secas, o que facilita na hora de estender e no tempo de secagem total.

O que é para que serve a Centrífuga
Fonte/Reprodução: Amazon

Esse eletrodoméstico é destinado para pessoas que não tenham máquinas de lavar e utilize somente tanquinhos ou lavagem a mão. Todo seu funcionamento é bastante rápido, em média de 5 minutos.

Os modelos de centrífugas do mercado são bastante compactos, ideais para pequenos espaços. Mesmo assim, é possível obter a capacidade de 10kg de roupas por processo.

Quais as vantagens de usar a Centrífuga?

Com a centrífuga, pode-se obter roupas quase secas em poucos minutos, diferente de quando lavamos em tanquinhos ou a mão. Desse modo, o tempo de secagem total no varal é bem menor do que de costume, pois todo o excesso de água é drenado no processo da centrífuga.

Além disso, esse aparelho oferece uma ótima economia de energia, bem diferente do que as secadoras de roupas, que utilizam gastos altos de energia. De acordo com pesquisas, uma extração de água na centrífuga consome apenas 0,025 kwh. Para pessoas que não utilizam máquinas de lavar com essa função, a centrífuga é imprescindível.

Tem desvantagens?

A maior desvantagem da centrífuga talvez seja que atualmente quase todas as máquinas de lavar oferecem a função de extração de água. Além do mais, ela é um eletrodoméstico a mais em qualquer espaço, o que se torna ruim para quem não consegue disponibilizar muito espaço.

Como funciona a Centrífuga?

A centrífuga de roupas é um eletrodoméstico bastante simples de ser utilizado. Seu funcionamento é feito através da rotação de motores que drenam o excesso de água do tecido.

Para que ela funcione, basta ligar na tomada, colocar a quantidade de roupa desejada dentro de seu compartimento/cesto e escolher o método de processo. É possível drenar a água de toda a roupa de 2 a 5 minutos. Enquanto a centrífuga funciona, todo o excesso de água é transferido de um cano para o ralo.

Como é feita a limpeza da Centrifuga?

O ideal é realizar uma limpeza regular em todo eletrodoméstico, inclusive a centrífuga de roupas. Assim, é possível mantê-la em boas condições e prolongar sua utilização por um período de tempo maior.

Com ela desligada, basta limpar seu cesto interno. Nesse processo, é possível retirar fiapos e outros itens que causam o entupimento do aparelho. Em seguida, a parte externa pode ser limpada para retirar resíduos. O ideal é utilizar um pano macio e úmido.

Como é feita a limpeza da Centrifuga
Fonte/Reprodução: Amazon

Para aprimorar ainda mais a limpeza do aparelho, pode-se colocá-la para funcionar com apenas água. Assim, todo acúmulo de resíduos será devidamente eliminado com a água colocada em seu cesto. Após o processo, o aparelho estará em perfeitas condições para ser utilizado com roupa.

Lavar roupa sem uma centrífuga é uma tarefa bastante árdua. Mesmo com a possibilidade de torcer as peças de roupa, o tecido continua encharcado, o que demanda mais tempo no varal. Por isso, o eletrodoméstico torna-se essencial, principalmente para pessoas que moram em lugares internos e com pouca ventilação.

Deixe um comentário