Para que serve a programação e como ela pode mudar sua vida?
Celulares, notebooks, smart TVs, computadores, dentre outros dispositivos eletrônicos, exemplificam perfeitamente para que serve a programação e o motivo desse ramo da tecnologia ser mais presente em nossas vidas do que pensamos.
Ao reconhecer para que serve a programação, um mundo de possibilidades é aberto. Se, por um lado, os computadores, dispositivos e aplicativos mostram o quanto a tecnologia pode facilitar nossas vidas, por outro a programação demonstra a complexidade desse mundo.
Conheça a seguir o que é, para que serve a programação, bem como sua importância. Saiba também o que significa linguagem de programação e quais são as suas aplicações atuais.
Índice
O que é e para que serve a Programação?
Em uma explicação simples, a programação trata-se de um código de comando. Por mais que os computadores sejam rápidos e possam realizar tarefas que são difíceis até para os humanos, isso só é possível porque funcionam à base de um código de dados, que dita, previamente, o que deve ser feito.
Um aplicativo comum, usado no cotidiano, como um Uber, é programado para buscar a localização do usuário, promover as corridas, dentre outras funções. Tudo isso só é possível devido ao código escrito na programação do app.
Importância da Programação
Embora a programação já exista a mais de um século, foi somente da metade do século XX para cá que ela assumiu papel de protagonista, antes ocupado pelos hardwares. Para que serve a programação hoje em dia? Dizer simplesmente “tudo” é generalizar demais sua importância, mas é praticamente impossível nos referirmos à tecnologia atual sem falar de programação.
Quando percebemos para que serve a programação, logo iremos além do uso mais comum, que são os computadores e smartphones. A programação auxilia o desenvolvimento da medicina, da engenharia, da criação de projetos arquitetônicos, do crescimento de empresas de todos os nichos, dentre muitas outras funções.
Linguagem de Programação
Visto que a programação é um código que orienta um dispositivo eletrônico em uma, ou mais, funções determinadas, é lógico pensar que ela possui sua linguagem.
Na linguagem da programação foi criado um padrão específico que, uma vez “lido” pode passar as mesmas instruções para um computador. A linguagem é complexa e possui variações às centenas. Por meio das variações, o programador pode decidir sobre quais dados do computador aplicará a linguagem de programação.
Aplicações atuais da Programação
Dado que a linguagem da programação é um conceito excessivamente teórico, as aplicações são a melhor forma de entender para que serve a programação na prática.
Programação de computadores
A programação pode ser usada para que os desktops e notebooks funcionem, com softwares cuja função pode ser editar uma imagem, tocar uma música, ler documentos, acessar a internet, etc.
Jogos
Um dos mercados mais prósperos do ramo tecnológico atualmente não existiria sem a programação. Os games atuais são cada vez mais interativos. Isto significa que o jogador pode exercer centenas de comandos, implicando em uma complexa linguagem de programação que deve ser usada pelos desenvolvedores de games.
Aplicativos
Os apps trabalham de forma semelhante aos notebooks e desktops, além de necessitarem de manutenção e atualização constantes. Tudo isso é feito mediante o código da programação.
Linhas de comando
A linha de comando trata-se de uma espécie de programa de menos acesso ao público geral. É mais comumente usado pelos próprios programadores e por usuários dos sistemas Linux e Mac OS.
Sistema web
Os sites comuns são bem menos interativos do que os sistemas, que demonstram para que serve a programação para a maioria das pessoas. Aplicativos como o facebook, além das lojas virtuais, possuem opções de interação maior com seus usuários.
Automação
A programação, por intermédio de uma placa conhecida como arduíno, é feita para que objetos de uso prático sejam automatizados. Isso existe tanto nos maquinários das grandes indústrias quanto nos objetos de uso comercial e doméstico, como portas e luminárias automáticas.
Script
Os chamados “script” são programas criados com intuito de exercer uma função específica. São comumente usados pelos programadores para automatizar seus trabalhos ou importar dados.
O programa também serve para fazer uma extensão dos navegadores, o que permite que possam ser usados com mais velocidade e dê acesso ao usuário a novas opções, que os navegadores sem extensão não possuem.
Macros
Os macros são programas de extrema utilidade para quem trabalha no computador por muitas horas diárias, com programas como o Word e o Excel. No caso do Excel, a linguagem de programação pode ser usada no próprio software em questão.
Creative Coding
O creative coding é uma tendência da programação atual, onde os programadores usam o código para criar formas, desenhos e animações de inclinação artística.
Robótica
Como o nome já demonstra, para que serve a programação também atinge o campo da robótica, isto é, usar os códigos para ditar comandos específicos a robôs. Essa tecnologia é uma das que apresenta um crescimento mais acelerado nos dias de hoje.
Antes de compreender quais são os códigos e por que são usados, é importante saber para que serve a programação, e como esta pode afetar nossas vidas.