Para que serve a UTI e como é seu funcionamento?

A UTI é um sinônimo de apreensão e ao mesmo tempo de trabalho nobre e sério, mas você sabe para que serve a UTI?

A chamada Unidade de Tratamento Intensivo que forma a sigla UTI é uma seção hospitalar que causa bastante apreensão aos doentes e aos familiares e amigos do enfermo. Vamos entender mais sobre essa unidade e para que serve a UTI.

Para que serve a UTI?

Para entender para que serve a UTI vamos relembrar o porquê e em que condições ela foi criada. A primeira ideia de UTI que se tem notícia foi de uma enfermeira da Itália chamada Florence Nightingale no ano de 1854.

Para que serve a UTI
Fonte/Reprodução: original

A enfermeira sabiamente observou que se os pacientes mais sérios estivessem mais próximos dos profissionais da saúde seria muito mais fácil seu tratamento e observação. Assim foi criada a primeira ala UTI que separava os pacientes mais graves dos menos graves e que colocava os primeiros em uma observação mais cuidadosa e zelosa.

Florence trabalhava como enfermeira no campo de batalha na Guerra da Crimeia e teve essa ideia enquanto estava no exército. A sua ideia foi tão acertada que a taxa de 40% de mortalidade dos seus soldados gravemente feridos caiu para 2%. De lá para cá o conceito de UTI não mudou muito, o intuito da ala de UTI é deixar os pacientes mais graves sob monitoramento constante e observação mais rigorosa.

Quais são as condições tratadas na Unidade de Tratamento Intensivo?

Há várias situações que podem levar a UTI e todas elas se tratam de condições de estado grave, que ameaçam constantemente a vida dos pacientes. Mas vamos listar as principais causas que levam pacientes a UTI:

  • Infartos;
  • Insuficiência respiratória;
  • AVCs;
  • Alteração grave da pressão arterial.

Essas são as condições mais tradicionais que levam pacientes até a UTI, mas há inúmeras outras situações e condições que variam de acidentes graves, doenças que evoluíram muito ou até causas desconhecidas que podem levar um indivíduo para a UTI.

O que acontece se a condição de um paciente piorar enquanto estiver na UTI?

A principal razão a qual serve a UTI é o monitoramento dos pacientes. Então é comum encontrar pacientes ligados a inúmeras máquinas e aparelhos de monitoramento que são constantemente verificados por profissionais. Então, sempre que há uma piora do paciente, os médicos são imediatamente informados e começam os preparos para controlar a situação.

Quais são os horários de visita dos familiares e amigos dos pacientes internados em UTI?

Agora que você já sabe para que serve a UTI, entenda que por se tratar de uma ala mais específica, é permitido visitas na maioria dos casos. Geralmente essas visitas são bem mais sucintas e controladas, onde quem visita tem que se adequar a vários protocolos de higiene e medidas sanitárias.

Essas visitas na UTI são à duas horas por dia, em alguns locais divididas em duas visitas de uma hora.

A família e os amigos podem passar a noite com os pacientes da UTI?

Embora seja raro hoje, já há alguns hospitais que oferecem uma estrutura diferenciada e que permitem um visitante passar a noite com o enfermo na UTI. Mas não é comum e nem é o caso da maioria das UTIs.

Como posso contatar um ente querido que está na UTI?

Infelizmente a maioria das UTIs proíbem o uso de aparelhos celulares em suas unidades por que pode ser realmente perigoso em algumas situações. Então para saber e acompanhar a situação de um ente querido na UTI deve sempre se comunicar primeiro com o médico e com a administração do hospital que irá passar todos os dados requisitados.

Quais são os riscos e benefícios do tratamento na UTI?

A UTI é um centro de tratamento intensivo e observação rigorosa, e esse é certamente o maior benefício da unidade. Porém como nem tudo são flores há alguns riscos relacionados a UTI como danos emocionantes e mentais de estar naquela situação isolada e até infecções e contatos com outras doenças de outros pacientes da ala.

Quais são os riscos e benefícios do tratamento na UTI
Fonte/Reprodução: original

Mas agora que você já conhece mais e sabe para que serve a UTI não há motivos para perder a esperança e nem se desesperar ao receber a notícia que um ente querido está nessa ala. Ele provavelmente estará recebendo os cuidados mais zelosos e necessários à sua boa recuperação.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.