Para que serve uma colchicina e como funciona?

Para que serve uma colchicina? Um dos medicamentos mais antigos de que se tem registro é a colchicina, conhecida por ser um poderoso anti-inflamatório. Para se ter ideia, há registros do uso de colchicina até no antigo Egito.

Apesar de ser usada há séculos, a colchicina só teve sua eficácia comprovada na década de 80. Mas para que serve uma colchicina? Como ela funciona e qual o jeito correto de tomá-la? Vamos responder a essas perguntas agora.

Para que serve uma colchicina?

A colchicina tem uma ação anti-inflamatória muito forte, e por conta disso é usada principalmente para tratar crises fortes de ‘’Gota’’. Além disso, a colchicina também pode ajudar no tratamento de outras doenças.

Uma dessas doenças é a febre familiar do meditarraneo, a doença de Peyronie e também em casos de esclerodermia. Agora que já ficou esclarecido para que serve uma colchicina, vamos entender como ela funciona.

Como funciona a colchicina?

Quando é usada para impedir o avanço da inflamação da Gota, a colchicina atua no Citoesqueleto. Ela consegue bloquear a ação dos glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que são os responsáveis por gerar a inflamação da Gota.

Como funciona a colchicina
Fonte/Reprodução: original

Mas a colchicina também é usada para o tratamento de outras doenças, como a febre familiar do meditarraneo, e nesses casos a colchicina continua sendo mistério, pois não há estudos realmente conclusivos sobre a ação da colchicina nesses casos.

Como a colchicina deve ser tomada?

O modo recomendado de se tomar a colchicina, é o mesmo de qualquer outro comprimido. Basta engolir o comprimido junto à água. Mas é fundamental consultar um médico antes de ingerir a colchicina, ele irá lhe informar a dosagem e os horários que deve tomar o remédio.

O que devo evitar ao tomar uma colchicina?

Na verdade não há nenhuma relação negativa comprovada da colchicina com nenhum tipo de alimento, mas existe uma exceção. Estamos falando da toranja, ela aumenta a toxicidade da colchicina e deve ser evitada por quem consumiu o medicamento.

Além da toranja, alguns especialistas afirmam que as bebidas alcoólicas podem acabar diminuindo a ação da colchicina contra a gota. Assim, também é bom evitar consumir bebidas alcoólicas depois de tomar uma colchicina.

Quais são os efeitos colaterais da colchicina?

Depois de saber para que serve uma colchicina, também é importante saber o que ele pode trazer de negativo. Os efeitos colaterais costumam atingir principalmente o sistema gastrointestinal. Sendo assim, sintomas como vômito ou náusea podem acabar surgindo.

Quais são os efeitos colaterais da colchicina
Fonte/Reprodução: original

Além disso, alguns pacientes também apresentam fadiga, dor de cabeça e até diarreia, mas esses são casos mais raros. Mas se consumida em excesso, a colchicina pode causar queda de cabelo, destruição das células musculares e pode causar doenças neuromusculares tóxicas.

Por isso é fundamental consultar o médico antes de consumir a colchicina, e tomar apenas o que lhe for recomendado.

A colchicina é segura no período de gravidez?

Na verdade não, pois a colchicina pode acabar passando pela placenta e prejudicar a formação do feto. Sendo assim, caso esteja grávida é preciso buscar outra forma de tratamento.

Também não é recomendado consumir a colchicina caso esteja no período de amamentação, pois o medicamento pode vir junto com o leite e prejudicar o bebê.

Quanto tempo leva para que a colchicina funcione?

Depois de ingerir a colchicina oralmente, o esperado é que sua ação anti-inflamatória comece a fazer efeito depois de mais ou menos 12 horas. Depois de 24 horas, as dores e a inflamação.

Mesmo que você já saiba para que serve uma colchicina, caso esteja com Gota e precisa fazer o uso do remédio, consulte um médico.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.