Para que serve o Pilates, seus benefícios e o que é preciso?

Para que serve o Pilates? Pilates são uma série de exercícios que podem ser feitos diretamente no chão ou com itens específicos conectando a mente e o corpo, além de promover a melhora da saúde do indivíduo e suas doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida.

A prática do Pilates pode tornar mais saudável a vida das pessoas e aliviar suas patologias, para saber mais sobre como surgiu? Os seus princípios, movimentos básicos e para que serve o Pilates, não deixe de conferir este post.

O que é e para que serve o Pilates?

Como já dito, o Pilates serve para conectar o corpo e a mente das pessoas através de um conjunto de exercícios que podem ser feitos no chão ou com alguns elementos.

O que é e para que serve o Pilates
Fonte/Reprodução: original

Sua prática promove consideradas melhorias na qualidade de vida de quem as prática, o que diminui as dores crônicas, tornando seus praticantes mais saudáveis.

Como surgiu o Pilates?

Joseph Pilates foi o criador desse conjunto de exercícios, que é responsável por potencializar o condicionamento físico. Na Primeira Guerra Mundial, em 1914 o enfermeiro teve contato com as vítimas, onde deu início ao tratamento criado por ele, com o uso de molas, que seria uma das bases para esse conjunto de exercícios criados.

Em 1923, alguns anos depois do final dos combates da Primeira Guerra, Joseph se muda para Nova York e abre seu primeiro estúdio, onde começou a desenvolver a técnica.

Princípios básicos do Pilates?

Mais do que uma série de exercícios que potencializam o condicionamento físico e diminui os incômodos de patologias crônicas, o senhor Joseph também criou os princípios do Pilates, e eles são seis. Confira!

Concentração

A concentração é importante para garantir que os movimentos feitos durante os exercícios sejam mais precisos e assertivos.

Precisão

Os movimentos do Pilates são precisos, ou seja, é necessário controlar o equilíbrio dos músculos trabalhados durante determinado exercício para se ter resultados.

Controle

Manter o controle durante os exercícios é fundamental para manter a qualidade dos movimentos feitos durante os exercícios, evitando as contrações desnecessárias.

Respiração

Para que os exercícios tenham um melhor aproveitamento é necessário que a respiração esteja alinhada com estes movimentos.

Fluidez

Os movimentos feitos durante os exercícios precisam ser fluidos. A leveza durante a prática do Pilates é o que vai trazer a assertividade e melhor aproveitamento da prática.

Centro

O centro, também conhecido como Power House, é o núcleo de todos os movimentos do Pilates, pois o equilíbrio do tronco se dá pela estrutura fortalecida da musculatura, o que auxilia na correção de alinhamento de postura.

Com esses princípios, os praticantes de Pilates conseguem garantir um maior aproveitamento dos exercícios, o que potencializa a sua qualidade de vida.

O Pilates é diferente de outras formas de exercício?

Agora que você sabe para que serve o pilates, ele é diferente de outras formas de exercício onde se procura manter o corpo em forma e definido. O pilates procura fortalecer a elasticidade do corpo, a força, o equilíbrio, e a resistência do corpo de uma pessoa.

Além de promover uma conexão entre o corpo e a mente, o que melhora o condicionamento físico e diminui os efeitos de doenças crônicas relacionadas a parte óssea do indivíduo.

Quais são os benefícios do Pilates?

Entre os benefícios do Pilates, estão o alinhamento de postura, maior flexibilidade, diminuição do atrito entre as articulações, bem estar potencializado, melhor respiração do indivíduo, relaxamento, e melhores noites de sono.

Quais são os benefícios do Pilates
Fonte/Reprodução: original

O Pilates ainda auxilia na melhoria da resistência física, no controle do peso, além de aumentar a disposição das pessoas para a prática de outras atividades.

Quem pode se beneficiar com a prática do Pilates?

Pessoas sedentárias, crianças, gestantes, idosos são as pessoas que podem praticar o Pilates. Porém é necessário que seja consultado um médico para realizar a avaliação e permitir a prática.

Quais são alguns dos movimentos básicos do Pilates?

O Pilates dispõe de alguns movimentos básicos que podem te ajudar a potencializar seus exercícios, entre eles o Roll Up onde com corpo e barriga deitado para cima, contraem os glúteos.

Spinal Bridge que serve para fortalecer músculos da lombar e das pernas. Além do Swan, indicado para os iniciantes e que serve para descomprimir as vértebras.

De que equipamento eu preciso para fazer Pilates?

Os exercícios de pilates podem ser feitos diretamente no chão e para aumentar o resultado, podem se usar tradicionais bolas de Pilates, faixas elásticas, tapetes para realizar os movimentos entre outros, mas vale lembrar que os exercícios podem ser feitos em casa e com a força de seu corpo e precisão dos movimentos.

Para se praticar Pilates não é necessário muito, aplicando os conceitos básicos para realizar os exercícios já é possível ter êxito nos movimentos e melhorar sua qualidade de vida, o que a torna mais saudável.

Agora que você sabe para que serve o pilates e quais seus benefícios, procure um profissional especializado para cuidar e melhorar sua saúde.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.