Para que servem os elásticos do aparelho?

Afinal, para que servem os elásticos do aparelho? Você já deve ter visto alguém utilizando os temidos elásticos no tratamento ortodôntico (e casualmente, reclamando disso), talvez seu dentista te informou que chegou a hora de usá-los no seu tratamento e você já se perguntou para que servem os elásticos do aparelho? 

A utilização deles é tão necessária e importante nos tratamentos ortodônticos? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre isso.

Para que servem os elásticos do aparelho?

São inúmeros resultados que podem ser obtidos com o uso dos elásticos, os elásticos do aparelho servem para acelerar a remoção do aparelho,  alinhar o encaixe transversal, vertical e horizontal dos dentes, projetando a mandíbula para frente (protrusão), para trás (retrusão) e para os lados, corrigir mordidas cruzadas e estimular o desenvolvimento da maxila.

Para que servem os elásticos do aparelho?
Fonte/Reprodução: original.

Os elásticos são utilizados em praticamente 99% dos tratamentos com aparelhos ortodônticos. O uso dos elásticos é imprescindível para quem deseja ter um sorriso esteticamente agradável, mas não só a estética deve ser considerada, pois em praticamente todos os casos os elásticos são necessários para corrigir problemas, a estética é apenas uma consequência de um tratamento bem feito.

Quem deve usar os elásticos de aparelhos?

Os elásticos são utilizados em quase todos os aparelhos ortodônticos, é difícil não ser necessária a sua utilização, mas pode ocorrer em alguns casos específicos. A necessidade do uso ou a dispensa dele só pode ser confirmada por um dentista.

Como os elásticos de aparelho funcionam?

Os elásticos são encaixados nos ganchos do aparelho e podem ser colocados em diversas posições, tudo depende da avaliação do dentista e do resultado esperado, os elásticos  devem ser trocados uma vez por dia para não perder a sua força. 

Existem vários tipos de espessura de elásticos e formas de utilização, utilizá-los de forma indevida pode causar sérios problemas à sua saúde bucal e arcada dentária.

Como comer com os elásticos?

A recomendação é que os elásticos do aparelho devem ser utilizados a todo momento mesmo com o incômodo gerado, mas, devem ser retirados ao fazer refeições e higiene bucal, até mesmo porque o uso deles limita a abertura da boca, o que pode dificultar a mastigação no consumo de alimentos.

Pode dormir com os elásticos?

Não só pode, como deve. Pois durante as horas de sono que variam de 6 a 8 horas por dia, você ganha mais tempo de uso com os elásticos do aparelho.

Quanto tempo devo usar os elásticos do aparelho?

Não há um tempo específico para a utilização dos elásticos do aparelho, mas, tudo depende do que precisa ser corrigido e de que forma está sendo feito o tratamento. Se você tem um incômodo muito grande com os elásticos e pretende se livrar deles o mais breve possível, o conselho é que siga todas as recomendações do seu dentista, evite brincar com elásticos (abrir e fechar a boca sem necessidade, ou puxá-los) e evite retirá-los, faça isso apenas quando necessário. Em geral, a ativação dos elásticos é feita a cada 30 dias junto com a manutenção do aparelho.

Quanto tempo devo usar os elásticos do aparelho?
Fonte/Reprodução: original.

Agora que você já sabe para que servem os elásticos do aparelho, e que eles aceleram o tratamento e facilitam a retirada do aparelho mais rapidamente, é fundamental lembrar de que para ter sucesso no tratamento, você deve seguir todas as orientações do seu dentista de forma correta, afinal, cada tratamento é um caso específico e ele saberá que forma tratar o seu. 

Além disso, para minimizar os desconfortos causados pelos elásticos do aparelho, você também pode optar em evitar alimentos duros e recorrer a alguns analgésicos para dor, assim, poderá ter um pouco mais de conforto durante seu tratamento e obter o resultado esperado.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.