Para que serve um Isopor?
O isopor é um material muito versátil e está espalhado por todos os lugares, mas você já se perguntou para que serve o isopor? Essa dúvida é muito comum, pois alguns pensam que o isopor é um material dispensável, mas não é bem assim.
A verdade é que o isopor, quando usado, possui uma função importante, seja para embalar um objeto frágil ou ser usado na laje de uma residência. Então, acompanhe esse texto até o fim para saber o que é, como é feito e para que serve o isopor.
Índice
O que é o isopor?
Isopor não é o nome do material e sim do principal fabricante do poliestireno expandido. Mas a marca obteve tanto destaque, que é comum nos referirmos ao poliestireno como isopor.
Ele pode ser feito em diferentes tamanhos, larguras e formatos. Mas para que serve o isopor? Vamos entender mais sobre isso.
Para que serve o isopor?
O isopor possui uma série de utilidades diferentes, podendo ser usado nas mais variadas áreas. O isopor, ou poliestireno, é feito de um material impermeável e possui controle térmico, por isso ele é constantemente usado tanto em objetos do dia a dia, como a caixa de isopor, capacetes e embalagens de alimentos, quanto em lajes e forros residenciais, para impedir a passagem da água e do calor. Essa última explica para que serve o isopor na construção civil.
Mas para que serve o isopor nos eletrodomésticos? É comum que geladeiras, fornos e micro-ondas contenham o poliestireno, pois, ele é um material inerte, ou seja, não corre o risco dele ter alguma reação com outros materiais. Além disso, o material possui alta durabilidade, além de ser bem leve e econômico.
O isopor também serve para ser usado como embalagem, pois ele protege o material embalado de possíveis danos causados por impactos que possam ocorrer durante o transporte. Agora que sabemos para que serve o isopor, vamos ver como ele é feito.
Como é feito o isopor?
Existem dois tipos de isopor, cada um sendo fabricado de forma diferente. O primeiro tipo é feito da expansão de esferas pré-fabricadas de poliestireno. O resultado dessa expansão é um produto heterogêneo com uma grande quantidade de células. Esse é o meio de fabricação de poliestireno mais comum.
Já o outro tipo de fabricação usa a expansão da resina do próprio plástico, sem precisar das esferas. O isopor vindo desse tipo de fabricação é mais homogêneo e possui uma resistência e qualidade superior ao do outro tipo. Por conta disso, esse isopor é comumente usado como prato ou bandeja descartável.
Quais as opções de isopor e para que servem?
Como já mencionamos, existem dois tipos diferentes de isopor, o recortado e o moldado. O isopor recortado possui menor densidade, dessa forma consegue absorver bem o impacto. Por essa razão, o isopor recortado é constantemente usado na construção civil, para lajes, forros e telhados. Ele também é muito usado nas embalagens.
O isopor moldado possui mais densidade, sendo assim, ele oferece mais resistência e sustentabilidade do que o outro tipo. O isopor moldado é usado para a fabricação de equipamentos de segurança e para a construção de grandes estruturas, como pontes ou rodovias, para que serve o isopor perfeitamente.
Por que usar o isopor?
Usar o isopor pode trazer muitas vantagens para você, seja para sua empresa ou até para sua casa. O isopor é um tipo de plástico resistente, dura muito tempo e, ainda por cima, é muito econômico. Sendo assim, ele pode substituir com eficiência outros itens mais caros. A laje de isopor, por exemplo, é muito mais simples e barata do que a laje de tijolos.
O isopor também nos garante segurança contra impacto em diversos itens como capacetes e embalagens de máquinas, sem tornar os itens muito pesados e difíceis de manusear. Mas é bom estar atento ao uso dos itens mais simples de isopor descartável, que podem levar no mínimo 150 anos para se decompor no meio ambiente.
Agora que já sabe para que serve o isopor, vai poder aproveitar melhor os benefícios desse material, ganhando mais eficiência e economia.