Saiba para que servem os eletroscópios e como são utilizados
Eletroscópios é um dos instrumentos precursores da ciência moderna. Com esse dispositivo os cientistas estudaram e observaram um pouco da natureza da eletricidade e quais seus possíveis efeitos. Mesmo sendo rudimentar esse foi e continua sendo um objeto importante e precioso não só para a história mas até para a disciplina científica. Vamos entender mais sobre no artigo abaixo.
Índice
O que são os eletroscópios?
Eletroscópio é um dispositivo criado para verificar se um corpo está carregado de eletricidade ou não. Geralmente o dispositivo é feito de maneira simples, há diversos modos de criar um e todos irão verificar a mesma coisa porém com acuracidade diferentes.
Para que serve e como funciona o eletroscópio?
Os eletroscópios servem para identificar se um corpo está eletrificado, se sim com qual carga está e também para observar os efeitos da eletrificação. Geralmente esse dispositivo é formado por um pivô que irá sustentar uma esfera condutora ou um fio isolante. Uma espécie de pêndulo.
Há formas ainda mais rudimentares do eletroscópio que funcionaria com um sistema em forma de bússola, com um suporte e uma ponta condutora.
O dispositivo funciona do seguinte modo: a esfera condutora, ou a ponta da bússola, irá ser atraída ou repelida pelo corpo carregado de eletricidade e então o observador poderá fazer suas conclusões e observações.
Há outros tipos ainda mais sensíveis, mas por isso complexos, de eletroscópios que visam fazer a mesma identificação porém em graus mais precisos.
Eletroscópios mais comuns
Existem como já dito diversos tipos de eletroscópios. Todos eles visam fazer a mesma observação e funcionam de modo parecido e com a mesma linha base. O corpo a ser identificado se está carregado ou não é colocado próximo ao eletroscópio que terá uma reação de atração ou repulsão conforme a carga do objeto.
No caso, se estiver com a carga positiva o condutor do eletroscópio será atraído, caso esteja com uma carga negativa o eletroscópio será repelido.
Vamos conhecer abaixo tipos do dispositivo.
Pêndulo Eletrostático: para que serve e como funciona
O eletroscópio pêndulo é geralmente composto por um pivô, que irá servir de suporte, este deve ser devidamente isolado e forte o suficiente para formar um arco sem cair. Neste suporte é anexado um fio de material isolante que seja bastante maleável e leve, e na ponta do fio uma esfera de material condutor, essa esfera também deve ser leve.
Geralmente é utilizado para em eletroscópios caseiros uma bolinha de papel alumínio, que é condutora e leve, e o fio de seda que serve muito bem ao experimento.
Eletroscópio de folhas: para que serve e suas características
Esse tipo de eletroscópio também é bastante famoso e utilizado de forma didática em salas de aulas e feiras de ciência. Esse dispositivo consiste em um recipiente transparente, mas que isole duas folhas condutoras, geralmente de papel alumínio que estão ancoradas em uma haste que também é necessário estar isolada.
As folhas condutoras estarão dentro do recipiente transparente, e na ponta da haste que estará segurando as folhas tem mais um condutor. É perto deste condutor que será aproximado o objeto que será testado para carga positiva, negativa ou sem carga.
No caso, as folhas de alumínio irão se atrair, caso a carga do objeto seja negativa, irão se repelir, caso esteja negativa ou não terão reação caso o objeto não esteja com carga alguma.