Saiba agora para que servem as amígdalas

Antes de saber para que servem as amígdalas, você precisa entender o que são elas, afinal. Ela já foi vista como uma parte desnecessária do corpo, sendo muito comum sua remoção nos anos 60, já na década seguinte, com o avanço dos estudos, chegaram à conclusão que elas eram de muita importância para o corpo humano.

Mas o que exatamente elas são? As amígdalas são feitas por tecido linfoide e ficam presentes na região da garganta.

Para que servem as amígdalas?

Agora você irá saber para que servem as amígdalas! Elas são consideradas órgãos imunológicos. Isso por sua função ser proteger a garganta de bactérias e vírus que podem entrar em contato com as vias respiratórias da pessoa. As amígdalas conseguem produzir todo tipo de anticorpos, e outras células que defendem o organismo.

Quais os problemas mais comuns com as amígdalas?

Tendo em mente para que servem as amígdalas é importante saber que existem alguns problemas que causam a necessidade de sua remoção. O ideal é que elas sejam preservadas ao máximo, mas em alguns casos, a melhor opção é a cirurgia.

Amigdalite

Os tipos de amigdalites podem ser bacterianos ou virais. Quando é causada por bactérias, normalmente o tratamento é feito por antibióticos, porém sempre prescrito por um otorrinolaringologista. Caso seja causada por vírus, ela se cura espontaneamente dentro de mais ou menos 7 dias.

Hipertrofia das amígdalas

Isso acontece quando as amígdalas têm um crescimento anormal, resultando na dificuldade de falar, respirar e engolir alimentos, além disso pode causar apneia do sono, que é quando a pessoa para de respirar por um momento enquanto está dormindo

O acúmulo de alimentos

O acúmulo de alimentos que se decompõe nas amígdalas causam mau hálito, fazendo com que o paciente seja diagnosticado com amigdalite crônica caseosa.

Quando a retirada das amígdalas é aconselhada?

Além dos que já foram citados, existem alguns problemas que fazem com que a retirada das amígdalas seja aconselhada pelo médico. O fato das amígdalas serem protetoras imunológicas, ocasionam em processos infecciosos e inflamatórios, as amigdalites. Se o caso for uma amigdalite bacteriana de repetição, provavelmente a solução será fazer uma cirurgia de retirada das amígdalas.

Quando a retirada das amígdalas é aconselhada?
Fonte/Reprodução: original.

Para confirmar a necessidade de retirada das amígdalas, o paciente sendo adulto ou criança, deve ser diagnosticado com amigdalite de repetição, quando costumam apresentar várias crises de infecções bacterianas nas amígdalas durante o ano, sendo necessário estar sempre fazendo o uso de vários antibióticos.

Abaixo segue o protocolo para ser indicado a remoção das amígdalas:

  • A pessoa foi diagnosticada com amigdalite bacteriana por 7 vezes no período de 1 ano;
  • Dentro de 24 meses consecutivos, houve 5 vezes o diagnóstico de amigdalite bacteriana;
  • Ou dentro de 3 anos consecutivos a amigdalite bacteriana foi diagnosticada 3 vezes.

Além disso, outra causa que pode resultar na remoção das amígdalas é quando o paciente apresenta abscesso periamigdaliano. Isso acontece quando um quadro de amigdalite passa a produzir pus, próximo à região das amígdalas.

Como fica a garganta após a retirada das amígdalas?

Se você tem medo da cirurgia de remoção das amígdalas, pode ficar tranquilo, que hoje em dia a cirurgia é muito segura. Essa cirurgia pode ser feita com vários instrumentos diferentes, como bisturi eletrônico, comum ou de radiofrequência, podendo ser feita até a laser.  A vantagem da cirurgia feita por laser é que tem menos sangramento, porém tem a desvantagem de ser uma cirurgia mais demorada. Contudo, em todos os tipos de cirurgia de remoção de amígdalas, a anestesia é geral.

Como fica a garganta após a retirada das amígdalas?
Fonte/Reprodução: original.

O pós operatório costuma ser tranquilo, o paciente sentirá uma dor moderada, mas que dura por cerca de 5 dias. A dica é tomar muito sorvete, ou outros alimentos gelados e cremosos, para não ocorrer irritação na garganta. É importante lembrar que a remoção das amígdalas só deve ser indicada por um médico otorrinolaringologista, por se tratar de um processo cirúrgico, que requer muita atenção e cuidados.

 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.