Para que serve o Isolamento absoluto e quais as vantagens?
Um dos procedimentos mais importantes para a prática de alguns procedimentos odontológicos é o isolamento absoluto. O isolamento absoluto é uma prática comum, porém bastante complexa.
Que exige muita técnica do dentista que queira e necessite utilizá-lo em seus pacientes para que consiga realizar alguns procedimentos com excelência. Sem o isolamento absoluto o profissional estará em sérios apuros, em algumas situações.
O isolamento absoluto por mais simples e rotineiro que possa parecer também tem uma série de benefícios, tanto para o profissional dentista quanto para o paciente e até mesmo para o procedimento em si.
Venha conhecer então o que é o isolamento absoluto, para que serve e como é realizada essa técnica bastante especial em procedimentos cirúrgicos relacionados ao mundo da odonto. Confira!
Índice
O que é o Isolamento absoluto?
O nome isolamento absoluto já sugere uma espécie de separação de algo de modo total de um todo, e essa simples ideia já explica bastante sobre o que é o isolamento absoluto na odontologia.
Essa é uma técnica que consiste em separar por meio de um látex ou silicone um determinado espaço da boca de todo o resto. No caso o dentista seleciona seu dente ou dentes alvos e então reveste o resto da cavidade bucal com esse instrumento de borracha.
Após realizar isso, o dentista terá um pedaço da boca selecionado e isolado do resto, e assim poderá realizar o seu procedimento com muito mais liberdade sem se preocupar com uma série de fatores que poderiam tirar sua atenção ou até mesmo atrapalhar ativamente o procedimento que ele deseja realizar.
Para que serve o Isolamento absoluto na odonto?
O isolamento absoluto serve para deixar determinada área a salvo de uma série de infecções e acidentes. No caso, uma vez isolada determinada parte da boca, o dentista tem a certeza que não haverá saliva, bactérias e outros tipos de coisas e fatores que poderiam infectar aquela área, em que ele irá realizar um procedimento cirúrgico e realizar uma série de ações invasivas.
A técnica do isolamento absoluto também serve para proteger o paciente que está protegido de engolir ou aspirar uma série de coisas desagradáveis como tecido, possíveis detritos de dentes, tecidos ou até sangue.
Como é utilizado pelo dentista?
O dentista, geralmente com o apoio de um assistente, rever o resto da boca de um paciente com um objeto maleável mas borrachudo que se ajusta de modo justo a toda a boca do paciente. Isso isola de modo absoluto – daí o nome – a área que será trabalhada pelo dentista e que sofrerá intervenção cirúrgica.
Quando o Isolamento absoluto é utilizado?
O isolamento absoluto é necessário em inúmeros procedimentos e deve ser realizado com bastante cautela. Geralmente esses procedimentos são cirúrgicos, extração de dentes, operações e uma série de outros procedimentos que necessitem uma invasão ao tecido e assim ocorra os riscos que definimos acima.
Como usar o Isolamento absoluto?
O isolamento absoluto deve ser utilizado sempre por profissionais que sabem exatamente o que estão fazendo, pois há uma técnica que deve ser feita de modo correto e perfeito para que o isolamento absoluto seja de fato efetivo e que não corra risco para o paciente, tanto na hora de colocar quanto na hora de remover.
Quais as vantagens de usar o Isolamento absoluto?
Além de toda a vantagem em relação a impedir infecções e aspirações indesejadas, o isolamento absoluto também fornece mais foco e atenção do dentista na área que ele deve realizar o procedimento. É realmente uma técnica impressionante.
Com este conteúdo podemos ver, que o isolamento absoluto é algo bastante vantajoso que deve ser sempre utilizado pelos profissionais de odonto quando necessário. Assim, se quer saber mais sobre outras ferramentas da odontologia, continue navegando em nosso site.