Compliance: para que serve e seus benefícios para empresas

Se você faz parte do mundo dos negócios ou tem contato com a administração de empresas você provavelmente já ouviu falar de compliance, mas você sabe o que é a compliance e para que serve? Caso tenha dúvidas e queira aprender mais sobre esse termo, leia o artigo abaixo e saiba tudo sobre compliance e para que serve esse conjunto de ações que fazem desse processo.

O que é compliance e para que serve?

Para entender para que serve a compliance vamos entender sobre sua etimologia:  palavra compliance vem do inglês “estar em conformidade”, “to comply”. Mas em conformidade em relação ao quê?

O que é compliance e para que serve?
Para que serve o compliance. Fonte/Reprodução: original.

Basicamente a tudo o que é relevante para o bom crescimento e estabelecimento da imagem da empresa. Em primeiro lugar as leis de forma geral e todas as regulamentações exigidas pelo estado, em segundo lugar aos padrões de ética mais básicos e importantes para a convivência em sua cultura e em outro nível conformidade a parceiros comerciais, ao público e possíveis clientes ou usuários dos seus serviços. 

Tudo isso é muito importante para que sua empresa seja vista de forma respeitável pelo resto do mercado. Isso faz da compliance ser importante não só para o mercado interno como para o mercado externo. 

Quais são os benefícios da compliance?

Vamos agora listar os principais benefícios de se ter uma sólida compliance e quais vantagens uma boa compliance traz a sua empresa: 

  • Uma boa imagem diante do público e do mercado; 
  • Facilidade para conseguir investimentos e parcerias;
  • Prevenção em relação a todos os tipos de ilegalidade e erros burocráticos;
  • Referência e notoriedade em relação a seus concorrentes; 
  • Confiança para seus clientes;
  • Praticidade para resolver problemas, já que organização é agilidade. 

Todos esses benefícios sua empresa pode atingir se realizar uma compliance de qualidade e criteriosa. 

Como garantir a compliance em sua empresa?

Definidos os benefícios de uma boa compliance, vamos tentar analisar e selecionar os pontos que sustentam a compliance: 

  • Um ótimo plano de compliance e código de conduta;
  • Autonomia para seções de auditoria interna;
  • Comprometimento com os códigos de conduta;
  • Canais de denúncia que zelem pelo sigilo dos colaboradores;
  • Treinamento e monitoramento das medidas de compliance. 

Seguindo esses passos sua empresa estará no caminho para adotar uma compliance de qualidade.

Quais são alguns riscos de não compliance que você deve estar ciente?

Se você observar com atenção irá perceber que o principal ponto para que serve a compliance é evitar riscos desnecessários à empresa, além de gerar uma boa imagem da mesma. Mas por se tratar de uma prevenção de riscos uma boa compliance deve estar sempre sendo assistida por um expert jurídico para que todo o processo esteja de acordo com as leis de mercado e as leis em geral.

Quais são alguns riscos de não compliance que você deve estar ciente?
Quais os riscos. Fonte/Reprodução: original.

No Brasil, por exemplo, temos a lei anticorrupção que prevê multas pesadíssimas a sua empresa quando a mesma não está em conformidade a uma série de requisitos do Estado. Então capriche em uma boa compliance! 

Como você pode mitigar os riscos de compliance?

Uma compliance de respeito deve abarcar vários campos diferentes da empresa. Por isso um plano de compliance deve ser feito com inúmeras autoridades na corporação e cada um deve adicionar o que é importante em sua área. Isso evita pontas soltas e furos em sua estratégia de compliance. 

Qual é o papel da auditoria interna na compliance?

Mas de nada adianta tudo o que falamos sobre compliance e para que serve se ela não for respeitada dentro da empresa. Por isso é de uma importância a existência de uma auditoria interna com autoridade e autonomia para investigar e punir não conformidades. 

Gerência na compliance

A autoridade dada a uma auditoria para realizar fiscalizações e estar atentas a faltas na compliance vem de toda a gerência da empresa. Então em primeiro lugar a gerência da instituição que deve estar comprometida em realizar uma compliance de qualidade e assim dar o exemplo a todos seus colaboradores.

Como você pode criar uma cultura de compliance em sua empresa?

A melhor forma de criar uma cultura de compliance é com treinamento e conscientização. Para isso, uma boa estratégia é criar treinamentos periódicos que conscientizem todos colaboradores da importância de seguir os códigos de conduta. 

Agora você já conhece a compliance e para que serve esse conjunto de prática. Não deixe de inserir a ideia em sua empresa e trazer a tona esse importante tema. 

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.