Para que serve o Pára-Raios
Existem muitas invenções que observamos no nosso dia-a-dia e não sabemos como funcionam exatamente ou o que são, por isso, falaremos aqui para que serve o Pára-Raios.
Por isso, veja a seguir o que é e para que serve o Pára-Raios, como ele funciona, em que lugares esse objeto se encontra e quais os cuidados que se deve ter com um desses. Confira!
Índice
O que é um pára-raios?
Concebido e criado pelo cientista, diplomata e jornalista Benjamin Franklin, um pára-raios é um objeto constituído por mais de uma vareta pontiaguda ao seu redor. Essa haste pode ser composta por três elementos químicos: aço, cobre ou alumínio.
No entanto, existem outros formatos de pára-raios, idealizados por outros cientistas, porém sua finalidade continua a mesma. De modo geral, um pára-raios é um objeto composto por elementos químicos e físicos que visam o controle e atenuação de danos que um raio pode causar, com ou sem tempestades.
Para que serve um pára-raios?
A principal função e para que serve o Pára-Raios refere-se ao objetivo de evitar os danos que um raio pode causar em uma construção ou local, dispondo uma trajetória para esses raios para que eles causem, assim, o mínimo de prejuízo possível.
Assim, é extremamente importante saber para que serve o Pára-Raios, pois ao se deparar com trovões e tempestades, sabemos que as descargas em alta escala não podem afetar uma estrutura ou até mesmo pessoas e animais graças a essa invenção.
Além disso, pode-se dizer que a preservação de estruturas que, sem um pára-raios, seriam completamente danificadas, é outro ponto que podemos citar quando é perguntado para que serve um Pára-Raios.
Como funciona um pára-raios?
No entanto, é necessário não somente saber para que serve o Pára-Raios, mas também como funciona esse objeto, visto que ele envolve conceitos físicos e químicos. As hastes de metal aproximam os raios presentes no céu através do campo magnético gerado por elas para, assim, conduzi-los através dos fios.
Os pára-raios possuem fios — feitos de metais condutores — que conduzem os raios até a terra, oferecendo uma baixa resistência graças aos fios de metal. Dessa forma, através dos fios, a descarga elétrica é captada pelo pára-raios e transportada diretamente até o solo, sem causar danos à estrutura.
Quais os cuidados que se deve ter com um pára-raios?
Ainda mais importante do que saber para que serve o Pára-Raios é saber quais os cuidados que se deve ter com o objeto. Por isso, a principal advertência é não estar próximo do objeto, sobretudo durante tempestades e trovões.
Além disso, não fique próximo às janelas e portas e não fique submerso na água durante tempestades. E, por fim, quando precisar de manutenção no pára-raios de sua estrutura, chame o serviço profissional, visto que agora você sabe a importância e para que serve o Pára-Raios.
Onde é comum encontrar um pára-raios?
Após saber para que serve o Pára-Raios, é preciso ter conhecimento de onde esses aparelhos se encontram. Os pára-raios normalmente encontram-se no topo de várias construções e prédios, e sua localização precisa necessariamente ser elevada a fim de captar os raios.
Podemos encontrar pára-raios em muitas casas e, sobretudo, edifícios muito altos, pois eles têm a maior probabilidade de captar um raio.
Saber para que serve o Pára-Raios não envolve conceitos extremamente complexos e, por incrível que pareça, possui uma definição simples. Por isso, torna-se essencial saber o que é esse objeto e sua importância a fim de se proteger de descargas elétricas e proteger sua estrutura.