Chá de noz moscada para que serve? Conheça os benefícios

E o chá de noz moscada para que serve? Trata-se de um tempero quente e ligeiramente doce que deve ser usado com moderação porque é forte e poderoso para combater problemas de saúde! A noz moscada pode ser encontrada em muitos pratos e em molhos como o bechamel. Seu chá é amplamente usado por seus benefícios para a saúde! Veja, a seguir, todos os benefícios!

Chá de noz moscada para que serve?

A noz moscada é uma especiaria usada em pequenas quantidades. Os nutrientes presentes neste ingrediente são fornecidos em quantidades mínimas e não podem substituir uma dieta equilibrada. Contudo, seus benefícios são inegáveis!

para que serve o chá de noz moscada

Para facilitar a digestão

O chá de noz moscada serve para aliviar distúrbios digestivos (incluindo náuseas, diarreia e dores de estômago) e promove uma boa digestão.

Analgésico em pequenas doses

Consumida em altas doses, a noz moscada pode aliviar a dor, mas também tem efeitos psicotrópicos significativos e, portanto, é fortemente desencorajado o consumo de uma dose superior a 5 gramas.

Virtudes anti-inflamatórias e anti-infecciosas

A noz moscada também tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Seu óleo essencial pode ser usado para aliviar dores musculares. O chá de noz moscada alivia doenças respiratórias como bronquite, gripe e dores de garganta.

Uma noz rica em cálcio

Elemento chave na consolidação e manutenção da densidade óssea, o cálcio é encontrado na noz moscada em quantidades consideráveis. Por isso, é essencial para a saúde dos ossos!

Fonte de oligoelementos

A presença de cobre na noz moscada o ajudará a combater o estresse e a manter seu sistema imunológico saudável. É o transporte de oxigênio no sangue que será favorecido pelo conteúdo de ferro da noz moscada. Por isso, considere adicionar esse tempero aos seus pratos para combater a anemia.

O conteúdo de zinco da noz moscada garante uma boa renovação celular e também desempenha um papel antioxidante, eliminando os radicais livres.

Chá de noz moscada para labirintite

Características da noz moscada

  • Reduz distúrbios digestivos;
  • Facilita a digestão;
  • Fonte de cobre, ferro e zinco;
  • Fonte de antioxidantes;
  • Participa da consolidação óssea.

Chá de noz moscada para labirintite

A labirintite é um tipo de inflamação na região interior dos ouvidos. Para ter precisão, refere-se a área do labirinto. O chá de noz moscada serve e trata a labirintite com excelentes resultados. Veja, a seguir, demais benefícios da especiaria!

A noz moscada tem muitos benefícios, como costuma acontecer com os temperos.

Vejamos alguns exemplos:

  • É uma das melhores especiarias para aumentar a absorção no intestino. É por isso que é proposto como um remédio para diarreia;
  • Ela também tem um poder de neutralização dos gases intestinais, principalmente aqueles produzidos pela digestão de legumes;
  • Tem um efeito calmante nos espasmos musculares.
noz moscada composição

Fatos nutricionais da noz moscada

Embora a noz moscada seja apenas um tempero usado com moderação em pratos, ela ainda pode beneficiar sua saúde de várias maneiras, principalmente devido ao seu conteúdo nutritivo de vitaminas, minerais e compostos orgânicos relacionados aos óleos essenciais.

De acordo com os nutricionistas, esses componentes benéficos incluem:

  • fibra dietética;
  • manganês;
  • tiamina;
  • vitamina B6;
  • folato;
  • magnésio;
  • cobre. 

Propriedades antioxidantes

Vários ensaios de pesquisa mostraram que a noz moscada e seus extratos têm potencial antioxidante. Ela contém compostos poderosos como flavonoides, alcaloides e miristicina, que ajudam na atividade de eliminação de radicais livres em seu corpo. Isso auxilia a reduzir o estresse oxidativo em seu corpo. 

Os pesquisadores também descobriram que a presença de macelignan na noz moscada tem um efeito antienvelhecimento na pele humana. Macelignan é um agente antioxidante e anti-inflamatório que protege a pele da irradiação UVB. 

Alivia a dor

Pessoas com doenças inflamatórias e diabetes frequentemente sofrem de dores persistentes. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, o óleo de noz moscada, derivado da semente da árvore, provou ser um analgésico e um excelente anti-inflamatório. 

Publicado na revista Food and Nutrition Research, um estudo em animais de 2016 mostrou que a aplicação tópica de óleo de noz moscada, quando comparada a outros analgésicos como o diclofenaco, tem um efeito melhor que provém de uma inflamação.

O mesmo estudo também mostra que este óleo também pode aliviar o inchaço nas articulações, bem como a alodinia mecânica, que é uma dor intensa causada até mesmo por um leve toque. 

Alivia a insônia

Por gerações, a noz moscada foi recomendada como remédio caseiro para insônia. Uma pitada dessa especiaria no leite morno sempre traz bons resultados!

Um ensaio não controlado foi realizado em 251 pacientes, que foram administrados com uma cápsula de ervas contendo noz moscada. Os pacientes receberam a cápsula por quatro semanas regularmente.

chá de noz moscada para que serve

Todas as pessoas que participaram da pesquisa informaram que testemunharam uma melhora nos níveis gerais de fraqueza e insônia. Um estudo animal também sugeriu que os extratos de noz moscada ajudaram a aumentar a duração do sono profundo. 

Gostou das dicas sobre para que serve o chá de noz moscada? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *