Nitrato de prata para que serve? Veja todos os benefícios

O nitrato de prata é um composto químico inorgânico natural com propriedades capaz de eliminar micróbios e bactérias. Ele tem sido usado em aplicações médicas desde o século XIII. Seu uso também pode ser cauterizante e está disponível como solução ou aplicador em bastão.

Os aplicadores, conhecidos como bastões de nitrato de prata ou lápis cáusticos, são compostos pelo nitrato de prata e nitrato de potássio. 

Existem certas marcas de bastões de nitrato de prata que podem ser dobrados ou moldados para facilitar o contato com o organismo. Ele é ativado pelo contato com ambiente úmido.

Ao ser aplicado em feridas, os bastões de nitrato de prata liberam íons de prata para a pele, formando uma escara à medida que se ligam a ela, obstruindo os vasos sanguíneos.

nitrato de prata para que serve

Nitrato de prata para que serve?

É um produto importante para tratar a cicatrização de lesões e feridas graves, principalmente. A ação cauterizante dos cotonetes de nitrato de prata é considerada um meio eficaz e rápido de conter um sangramento.

O elemento é referência na saúde para combater situações em que é preciso estancar o sangue ou ajudar a cicatrizar feridas com condições que oferecem riscos à vida. Existem inúmeras indicações, incluindo:

  • Verrugas não genitais, marcas na pele: a reação química do nitrato de prata destrói permanentemente a pele machucada;
  • Sangramento nasal: O bastão é aplicado na região que está sangrando para manter o controle urgente dessa hemorragia;
  • Cortes cervicais pós-biópsia ou ectrópio cervical: o nitrato de prata é aplicado ao colo do útero para selar as células responsáveis ​​pelo sangramento;
  • Tecido de hipergranulação (quando há, por exemplo, uma queimadura que não se cicatriza): O nitrato de prata é usado para tratar o tecido de granulação em feridas;
  • Estomatite aftosa dolorosa: um único tratamento com bastões de nitrato de prata é usado para ajudar a aliviar a dor.
bastonete de nitrato de prata benefícios
  • Rinite vasomotora: o tratamento com bastões de nitrato de prata é aplicado na mucosa do nariz;
  • Coto umbilical: Lesões infecciosas e vermelhas são tratadas com nitrato de prata; elas secam e caem.
  • Úlceras da pele: o nitrato de prata pode ser aplicado em feridas crônicas para auxiliar na cicatrização;
  • Epibolo da ferida: aplicado ao epibólio, o nitrato de prata pode renovar o processo de cicatrização.

Procedimento de Uso

Os bastões de nitrato de prata vêm na forma de cotonetes com 75% de nitrato de prata e 25% de nitrato de potássio na ponta. Os compostos químicos são ativados com água ou pelo contato de uma membrana úmida ou ferida.

Ao tratar com bastões de nitrato de prata, as mãos são primeiro lavadas cuidadosamente com água e sabão antes de calçar as luvas de nitrilo (as luvas de vinil não protegem contra queimaduras ou manchas).

nitrato de prata em bastão

Local da aplicação

O local da aplicação é preparado removendo o curativo para feridas (se estiver tratando uma ferida) e, em seguida, a ferida ou o local-alvo são limpos com solução salina estéril ou um limpador de feridas aprovado. 

Após a limpeza, qualquer excesso de umidade deve ser enxugado do local de tratamento. A área a ser tratada deve ser isolada e o tecido circundante deve ser protegido através da aplicação de uma barreira, como vaselina.

Se houver umidade adequada no local de tratamento, o bastão pode ser usado seco; caso contrário, a ponta deve ser umedecida com água destilada estéril ou desionizada. O uso de solução salina para umedecer a ponta do bastão deve ser evitado, pois pode diminuir a eficácia do nitrato de prata.

O bastão deve ser aplicado na ferida com um movimento suave e giratório. Normalmente, o tempo de aplicação de dois minutos é suficiente, mas o tratamento pode variar caso a caso. 

É preciso, em alguns casos, pressionar o cotonete na ferida para que o efeito aconteça adequadamente. Isso faz com que o nitrato de prata entre em contato com a lesão e possa iniciar o tratamento específico.

O paciente é monitorado cuidadosamente e o tratamento é interrompido se a sensação de queimação for muito grande. Após o procedimento, uma gaze úmida de soro fisiológico pode ser usada para limpar a área de tratamento suavemente, secando para minimizar o trauma ao tecido circundante.

nitrato de prata para verrugas

Curativo

Assim que as luvas forem removidas e substituídas, um curativo apropriado pode ser aplicado. Dependendo do procedimento, um curativo pode parar o sangramento ou favorecer a aplicação com a umidade da ferida.

A frequência do tratamento com nitrato de prata varia de acordo com as necessidades da ferida. Nos casos de cauterização para controle do sangramento, uma única aplicação deve ser suficiente. No tratamento de situações em que houve a queimadura e o processo de cicatrização está demorando para acontecer, essa aplicação do cotonete pode precisar ser repetida diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana, dependendo do resultado.

Agora que você sabe para que serve nitrato de prata, e o quanto ele é capaz de auxiliar nos tratamentos de lesões e feridas diversas, compartilhe conosco a sua opinião!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *