Colher de dentina: para que serve e quais os modelos?
Entre muitas curiosidades, neste conteúdo, iremos falar sobre a colher de dentina. Talvez você saiba o que é, mas não reconheça pelo nome. Por isso, vamos falar com mais detalhes sobre essa ferramenta, que já é familiarizada no nicho odontológico.
As colheres de dentina ou escavadores de dentina, são uma das ferramentas que seu dentista já conhece, e usa em seu arsenal durante os procedimentos. Por isso, conheça mais sobre a colher de dentina, para que serve, como usar e muito mais, confira.
Índice
O que é uma Colher de dentina?
A colher de dentina é um instrumento cirúrgico usado pelos dentistas, para cortar tecidos durante cirurgias, mas também é usadas em procedimentos de limpezas, auxiliando na retirada da dentina (parte mole) e dentina cariada.
Outro nome para esta ferramenta instrumental, já bem conhecida no mercado é “Escavador de Dentina”, e também é conhecido entre seus tipos e tamanhos. Geralmente, o material usado para fabricação destas ferramentas, é o aço inox autoclavável.
Na maioria de seus modelos, tem suas variações de tamanho, preço e pontas diversas. Estas variações giram em torno dos prefixos de nome, envolve palavras-chave como “duplo” pela ponta dupla da colher e suas especificações, por exemplo.
Para que serve a Colher de dentina na odonto?
Como já citado, anteriormente, a colher de dentina ou escavador de dentina serve para auxiliar o dentista em alguns procedimentos e cirurgias, como: cortar tecido da boca, e remover partes moles, que estão precárias em nossos dentes. Assim, ajuda o dentista a dar atenção devida a sua boca.
Já sabemos que a colher de dentina é uma ferramenta, por isso, é interessante ressaltar que obviamente ela não está sozinha, e o seu dentista terá em todos os casos bem mais de 2 ou 3 ferramentas e adereços tecnológicos em posse, que vão ajudar em seus procedimentos odontológicos, dependendo da necessidade do seu paciente atual.
Quando a Colher de dentina é utilizada?
A colher de dentina é utilizada quando o dentista acha ela necessária, principalmente durante algum procedimento cirúrgico, já que sua principal função é cortar o tecido. Mas também, essa ferramenta pode ser utilizada durante uma limpeza.
O que varia a utilização da colher de dentina é a situação da boca do paciente, e claro o cirurgião dentista, já que sabemos que sempre há preferências ao se utilizar uma ferramenta.
Como usar Colher de dentina?
A colher de dentina pode ajudar o dentista em diversos procedimentos cirúrgicos, para cortar tecidos, remover camada mole ou sensível a cáries em nossos dentes, dependendo da necessidade do paciente, e de qual o procedimento que o dentista está realizando.
Estas ferramentas contam com vários tamanhos e na maioria de suas versões, são feitas de materiais semelhantes e podem ser adquiridas, em revendedores autorizados físicos, bem como em diversos e-commerces hoje em dia.
Como escolher a melhor Colher de dentina?
Uma dica para você escolher as suas melhores, na hora de comprar é analisar bem os tamanhos, tipos e finalidades de cada uma, pois suas pontas variam, e seus propósitos podem ser mais eficientes, se souber exatamente por onde começar.
Se você tiver renda disponível o suficiente para investir e adquirir mais de uma, na mesma compra, vamos citar a seguir alguns tipos delas, e te indicar 3 para pensar em quais mais precisa, para começar ou renovar o seu arsenal de instrumentos de plantão.
Quais são os tipos?
Existem mais de 3 tipos de colheres de dentina ou escavadores de dentina, mas escolhemos as 3 básicas e necessárias, que não podem faltar em seu consultório:
- Escavadores de Dentina do fabricante e tipo ICE;
- Escavadores de Dentina do fabricante e tipo Golgran;
- Escavadores de Dentina do fabricante e tipo Duflex.
Estes são alguns dos tipos de colher de dentina já disponíveis no mercado atualmente, estas e outras ferramentas, podem ser de utilidade essencial para um dentista durante seus procedimentos rotineiros.
Com isso, você descobriu o que é uma colher de dentina, para que serve, como usar e quais os modelos mais indicados. E caso seja um profissional da área, não esqueça de manter o estoque de suas ferramentas em dia.