Para que servem as estrelas?

Vamos entender para que servem as estrelas. Uma estrela brilha por ter uma fusão nuclear do hidrogênio acontecendo dentro de seu núcleo, faz com que libere energia atravesse o interior e comece a irradiar luz para o espaço sideral.

Muitos elementos da natureza, elementos mais pesados que hélio, foram desenvolvidos por estrelas, a partir da nucleossíntese estelar que é durante toda a sua vida, e pela nucleossíntese da supernova, exatamente quando explodem.

O que são as estrelas?

Formadas por plasma, as estrelas são grandes esferas aquecidas a milhares de graus. O formato de cada uma, se deve à sua gravidade, porque aponta em direção ao núcleo de cada estrela.

O que são as estrelas
Fonte/Reprodução: original

Elas emitem luz, algumas categorias de radiação em processo de fusão nuclear e calor, tudo isso acontece dentro de seu interior, elas liberam gigantes quantidades de energias.

Para que servem as estrelas exatamente?

São formadas por condensação de gases, esses gases se aglutinam por atração gravitacional, e forma as estrelas. Por exemplo: as grandes nebulosas, elas são os berçários para as estrelas, em seu interior nuvens enormes cheias de moléculas dão origem a novas estrelas.

Alguns gases responsáveis por essa formação se aproximam, aumentando consideravelmente a velocidade, impulsionados pela gravidade, aumentam sua densidade e temperatura.

Responsáveis por produzir os gases hélios, porém como disse anteriormente, elas produzem bem mais do que só o hélio, as estrelas se compactam em sua própria gravidade, fazendo com que a pressão da temperatura em seu núcleo se tornem suficientes para que átomos de hidrogênio possam se fundir, e assim, produzir os núcleos de hélio.

Capazes de realizar fusões termonucleares, as estrelas têm seu combustível consumido, até o momento da evolução para o estágio final de sua vida.

Quais são os tipos de estrelas?

São várias categorias de estrelas, mas essa designação depende de fatores que dizem respeito a temperatura da estrela, a massa, ao tamanho da estrela. Também a fatores espectrais das cores. Na ordem decrescente de temperatura, azuis, azuis-brancas, brancas, amarelas-brancas, amarelas, laranjas e vermelhas.

Alguns tipos importantes que existem; estrelas azuis, estrelas extremamente quentes, a temperatura da superfície chega a atingir 30.000 K, identificadas como estrelas muito “novas” se for comparar com os outros tipos.

Quais são os tipos de estrelas
Fonte/Reprodução: original

Anãs amarelas, essas estrelas são tão antigas quanto o Sol, existentes a bilhões de anos. No futuro, elas se tornam a gigante vermelha.

Anãs vermelhas, estrelas que representam 73% da escala do universo, elas são as mais comuns, com brilho fraco e pouco massivas.

Gigantes azuis, estrelas muito massivas, alcançam temperaturas superiores a 10.000 k, podem chegar a apresentar duzentas e cinquenta vezes a massa solar.
Supergigantes azuis: extremamente quentes e incrivelmente brilhantes, apresentam até 1.000 vezes a massa do Sol, são bem raras.

Anãs brancas, formadas por núcleos de estrelas que ejetaram camadas externas, estrelas que não podem mais produzir fusões nucleares, rotacionam em torno de eixos, numa velocidade bem alta.

Estrelas de nêutrons, comprimidas até que todos os prótons e elétrons ejetassem em razão de repulsa elétrica. São bem pequenas, de 5 a 15 km de raio, suas temperaturas ultrapassam centenas, milhares de graus Celsius.

Origem das estrelas

Nascentes nas nebulosas que são nuvens imensas de gases, compostas de Hidrogênio e Hélio (elementos bastante comuns no Universo). Quando houver refiões na nebulosa com a maior concentração de gás, é nessa região que a força gravitacional é concentrada, fazendo com que ela se contraia.

Gases contraídos esquentam, consequentemente essa temperatura aumenta e, vai depender do tamanho da região densa. Havendo gás, a temperatura aumenta tanto que “acende” o combustível nuclear, fazendo com que se inicie a queima do hidrogênio, ocorrendo uma fusão nuclear, onde libera uma quantidade enorme de energia, dando origem a uma estrela.

Por que as estrelas aparecem à noite?

Durante o dia a luz do Sol ofusca todo o brilho das estrelas, as estrelas estão mais próximas da terra. Elas estão sempre ali, dia e noite, mas por esse motivo, só conseguimos vê-las durante a noite.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.