Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?

Robert Sternberg descreveu a inteligência de três maneiras: analítica, criativa e prática. Elas se relacionam e possuem uma utilidade educacional bem eficaz..

Quem é Robert Sternberg?

 Robert Jeffrey Sternberg é um profissional da psicologia norte-americana, formado na badalada  Universidade de Yale. Ele ficou  famoso por conta de suas teorias que envolvem o amor, inteligência e a criatividade. Sendo a mais conhecida a “Teoria triárquica da inteligência”.

Ele foi diretor e presidente de várias instituições renomadas do campo da Psicologia estadunidense, como: Centro de Habilidades, Competências e Especialização de Yale; Eastern Psychological Association, Associação Internacional de Cognição, Educação e Psicologia e a Federação de Associações em Ciências Comportamentais do Cérebro.

Qual a origem de Robert Sternberg?

Robert Sternberg nasceu no dia 9 de dezembro de 1949, em Nova Jersey. Seu interesse por estudar psicologia surgiu após sofrer um ataque de pânico durante a realização de um teste, onde acabou notando que o exame não era um parâmetro de medida boa para medir seus conhecimentos.

Qual a origem de Robert Sternberg?
Fonte/Reprodução: original.

Quando ele voltou depois para realizar o mesmo teste novamente, em uma outra sala com estudantes mais novos, ele conseguiu se sentir mais confiante e acabou obtendo um resultado muito bom. A partir dessa experiência, ele acabou criando um teste de medição de inteligência, o qual nomeou como Teste de Sternberg de Habilidade Mental.

Suas experiências de vida no mundo acadêmico foram fatores bastante influentes em sua carreira acadêmica, principalmente na sua forma de criar medidores de inteligência mais inteligentes e eficazes.

 Uma prova disso foi no início de sua graduação no curso de Psicologia, onde na disciplina de Psicologia Introdutória seu então professor viu que ele não tinha um bom desempenho acadêmico e acabou até o aconselhando a fazer outro curso.

Qual a teoria de Robert Sternberg?

Robert Sternberg por meio de sua teoria hierárquica, compreende a inteligência por meio de três aspectos: analítico, criativo e prático. Sua teoria de inteligência relaciona a relação da mesma com o mundo interno da pessoa, com sua experiência e com o mundo exterior.

Sternberg define o pensamento analítico, com a forma de tentar resolver problemáticas já conhecidas, utilizando estratégias que possam resolvê-los, como analisar e fazer comparações.

O pensamento criativo utiliza ferramentas novas para problemas nunca ocorridos anteriormente, no qual tentamos ponderar os problemas e seus demais elementos por uma nova perspectiva. Geralmente é dessas situações que são planejadas e criadas coisas novas.

Por fim, o pensamento prático, a resolução de problemas aqui é usado para situações bem cotidianas e práticas. É por aqui que são utilizadas ferramentas como a prática, aplicação e uso.

Nessas situações, Robert enfatiza todo o procedimento de obter informações, no qual é concebida por três componentes diferentes: 

  • Metacomponentes: Processos que utilizam da metacognição, onde utiliza-se ferramentas de planejamento, monitoração e resolução de algum determinado problema;
  • Componentes de desempenho: Procedimentos de comando inferior utilizados para pôr em prática os comandos da metacognição;
  • Componentes de aquisição de conhecimento: aqui, os procedimentos utilizados para o aprendizado com o intuito de resolver problemas.

Esses são os componentes que Robert Sternberg usava.

Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?

No âmbito acadêmico, Robert Sternberg desenvolveu mais de 1.600 artigos, papers e livros, além dos 13 doutorados honorários. Além disso, ele se tornou um dos mais importantes professores da Universidade de Yale, principalmente da disciplina de Psicologia.

Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?
Fonte/Reprodução: original.

Apesar de sua convivência lata no âmbito acadêmico, o Robert Sternberg não se restringiu somente ao âmbito educacional. De acordo com a teoria triárquica da inteligência, as pessoas precisam colocar sua inteligência em inúmeras situações de problemas diferentes.

Por exemplo, alguns indivíduos conseguem ser mais inteligentes no contexto de problemas no âmbito educacional, da mesma forma que outros conseguem ser bem mais espertos diante de situações problemáticas práticas. 

A principal utilidade educacional de Sternberg é fazer com que todas as habilidades dos indivíduos não se restrinja à apenas a resolução de problemas acadêmicos, mas também aos que ocorrem no nosso cotidiano, mostrando que as formas de inteligência se restringem entre si, ajudando a superar todos os problemas que apareçam pela frente.

Em Resumo

Ao decorrer do artigo vimos que Robert Sternberg não restringiu a definição de  inteligência a somente um âmbito, mas em vários. Ele em sua teoria triárquica da inteligência humana separa a mesma em três níveis: analítico, criativo e prático. Enxerga uma correlação entre elas, nas quais cada uma serve para a resolução de um determinado problema que surge.

Outro apontamento interessante é que todo sucesso que veio em sua carreira surgiu por conta de uma situação traumática em sua vida a qual influenciou de forma positiva boa parte da sua carreira profissional. Mostrando como nós podemos transformar nossas feridas em uma ferramenta de melhora para nossa vida.

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