Para que servem as linhas imaginárias?

Para que servem as linhas imaginárias, afinal? Você já se fez essa pergunta? À primeira vista talvez não pareça, mas elas são muito importantes na compreensão de todo o plano terrestre.

Pense agora no mapa bem diante de você, geralmente já o vemos com linhas traçadas, que se intercalam e vão de encontro em toda a sua extensão. Pense agora no mapa sem elas, onde não há nenhuma convergência que nos auxilia para indicar determinado lugar, de forma precisa e objetiva.

Agora, aponte o lugar mais preciso de onde está o seu estado, a localização exata, quais são as coordenadas? Latitude? Longitude? Meridiano? Paralelo? Fica bem difícil ser preciso quando não temos as linhas imaginárias para nos ajudar, pois podem não parecer, mas elas são de extrema relevância para nós.

O que são linhas imaginárias e quais são?

As linhas imaginárias não existem fisicamente, por isso, levam consigo esse nome. São linhas que estão ali no mapa, mas que não existem no mundo real, traçadas em toda a extremidade da terra para cooperar de forma precisa nas funções cartográficas e estabelecer o que conhecemos como coordenadas geográficas.

O que são linhas imaginárias e quais são
Fonte/Reprodução: original

São traçadas horizontal e verticalmente, conhecidas como paralelos e meridianos, mas também a latitude e longitude. Enquanto os paralelos são as linhas traçadas de forma horizontal, os meridianos são as linhas que foram traçadas de forma vertical.

Paralelos

Os paralelos são a parte que indicam para que servem as linhas imaginárias dentro do seu eixo. São as linhas traçadas na horizontal que formam circunferências em todo o globo terrestre. Assim, elas auxiliam na identificação daquilo que chamamos de latitude.

Dentre todas as linhas paralelas, a mais importante é a Linha do Equador, identificada como paralelo de grau zero, a qual divide o planeta em dois hemisférios, o norte e o sul.

Acima da linha do equador estão determinados as latitudes, norte, que variam de 0º a 90º. Já abaixo, estão as latitudes sul, que variam de 0º a -90º.

Aqui, também se destacam os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, e os Círculos Polar Ártico e Antártico.

Meridianos

Os meridianos, por sua vez, indicam uma outra parte da questão para que servem as linhas imaginárias. São linhas traçadas na vertical que ao serem traçadas formam semicircunferências no espaço do globo, que ligam os pontos norte e sul, o que auxilia na possibilidade de medir a longitude.

Aqui, o meridiano mais importante é conhecido como o Meridiano de Greenwich, com seu grau zero. Seu nome é uma referência ao observatório que possui o mesmo nome, Greenwich, localizado na Inglaterra, precisamente nessa mesma linha.

Ele divide o globo em dois hemisférios, ocidental e oriental, respectivamente oeste e leste. À direita estão os meridianos de longitudes leste, que variam de 0º a 180º, já à sua esquerda, estão os de longitudes oeste, que variam de 0º a -180º. É através deles que medimos os fusos horários dos países.

Para que servem as linhas imaginárias?

Afinal, para que serve as linhas imaginárias? Simplesmente para fazer a divisão cartográfica, o que auxilia bastante na localização de qualquer ponto desejado na superfície terrestre.

Para que servem as linhas imaginárias (2)
Fonte/Reprodução: original

Elas dão o suporte para a possibilidade de localização através de duas referências conhecidas, chamadas respectivamente de latitude e longitude.

Qual a importância das linhas imaginárias?

Sem as linhas imaginárias a localização de lugares, pessoas, objetos, seria absurdamente impactada.

Paralelos, meridianos, latitudes e longitudes, todos esses, combinados, dão origem a algo essencial, um sistema que dá um auxílio que muitos nem imaginam, um sistema chamado de coordenadas geográficas, utilizado para definir com extrema precisão qualquer ponto da superfície terrestre. Elas servem para serem um precioso e importante método de localização geográfica.

Para que foram criadas as linhas imaginárias?

As linhas imaginárias foram criadas com o intuito de facilitar a movimentação dentro da geografia do mundo. Funcionam como um método de localização geográfica, que de forma precisa, consegue identificar lugares, onde não se permite passar erros de informações para indicar essas localizações, fusos horários, dentre outras coisas. Uma criação importantíssima para a história e que até hoje possui relevância na história do mundo.

Já que você agora sabe para que serve as linhas imaginárias, é bem provável que não olhará para elas da mesma forma, ou talvez ouvirá falar sobre elas e não se debruçará sobre a conversa.

Como dito anteriormente, as vezes não parecem ser tão importantes assim, mas quando discorremos sobre elas, identificamos a sua importância e a enorme relevância que possui até os dias atuais.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.