Entenda para que serve a nota fiscal: confira aqui!

Muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio em nosso país, principalmente na internet. Pois com o aumento da demanda por produtos na internet, o mercado tem crescido cada vez mais. Mas mesmo com esse aumento considerável, algumas dúvidas ainda circulam, como é o caso da nota fiscal e a sua finalidade.

Como tudo se precisa de uma prova de comercialização, ela surgiu para conseguir de fato suprir essa formalização de compra e venda e para que haja o recolhimento das obrigações em dia.

O que é a nota fiscal? Para que serve?

A nota fiscal é um documento de emissão obrigatória para comerciantes e prestadores de serviços, e tem como finalidade oficializar, por meios legais, a comprovação do pagamento ou recebimento de produto, ou serviço.

O que é a nota fiscal Para que serve
Fonte/Reprodução: original

Além dessa finalidade, ela serve para que haja o controle dos impostos aplicados na empresa, pois através dela é possível que seja registrado toda a movimentação de pagamentos e vendas que a empresa teve.

Com a nota fiscal, o consumidor pode garantir os seus direitos ao comprar um produto, por exemplo, se esse produto em questão não funciona ou estraga, com essa nota ele consegue ir até à loja e, por direito garantido em lei, para trocar por um item funcional.

O que é a nota fiscal eletrônica e seus benefícios?

A nota fiscal eletrônica funciona do mesmo modelo que a impressa, a diferença é que o seu sistema é totalmente digital, sem que haja a necessidade de impressão de um documento em questão. Existem diversos benefícios que podem ser usados com a emissão da nota fiscal eletrônica e uma delas é a da simplificação da obrigação acessória que o dono da empresa teria que ter caso emitisse em papel.

O que é a nota fiscal eletrônica e seus benefícios
Fonte/Reprodução: original

Com ela também é possível ter todo o controle das notas online, com dados mais elaborados e sem a necessidade de uma grande bagunça com papel para compreender o andamento dos processos da empresa.

Benefícios para quem vende

Existem benefícios específicos para quem vende também. Com a nota fiscal eletrônica, o empreendedor garante diminuição nos gastos com papel; diminuição dos custos de envio; otimização de tempo; maior sigilo e segurança, entre outras coisas que podem ser beneficiadas através desse formato para o comerciante.

Benefícios para quem compra

Para quem compra existem diversos benefícios também que podem ajudar o consumidor, como a extinção do preenchimento das notas na entrada das mercadorias compradas; redução de erros de preenchimento; diminuição de consumo de papéis, além da total garantia de troca ou devolução do produto adquirido.

Benefícios para administrações tributárias

Os benefícios para as administrações tributárias são bem grandes com o uso desse formato, isso porque com ele existe uma maior confiabilidade nas emissões de notas fiscais, além do controle total através dos sistemas e a menor chance de sonegação de impostos fiscais.

É obrigatório a emissão da nota fiscal?

Ao fazer qualquer negócio, o detentor de um CNPJ, como obrigação, tem o dever de emitir notas fiscais de compra ou venda, seja ele de qual modalidade for. Isso é obrigatório para que órgãos legais possam entender o negócio e cobrar o imposto devido de acordo com o valor arrecadado de faturamento na empresa.

É obrigatório a emissão da nota fiscal
Fonte/Reprodução: original

A nota fiscal eletrônica facilitou muitos empreendedores na hora das negociações com a compra de produtos e serviços, e com ela é possível expandir ainda mais o negócio sem que haja um custo a mais para emissão das mesmas.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.