Capim Santo Para que Serve: Veja os Benefícios da Erva

O capim santo, para que serve e todos os benefícios, estão especificados aqui. A erva também chamada de verbena indiana e erva-cidreira, é tropical, utilizada como planta aromática, tanto por seus caules como pelas folhas, que possuem um sabor pronunciado e característico de limão. 

O ingrediente natural é um pilar da culinária asiática, onde encontra lugar em uma infinidade de receitas. Não conhecemos seu país de origem, mas atualmente o capim santo é cultivado em muitos países do mundo tanto por suas qualidades gustativas quanto por suas aplicações medicinais. 

Suas longas folhas verdes claras e caules bulbosos ocos na base, típicos da planta, podem se desenvolver tanto no solo quanto em vasos, desde que o clima seja temperado e a rega seja generosa.

O capim santo é mais conhecido por repelir mosquitos, mas isso está longe de ser sua única vantagem. A erva tem ação antiespasmódica, antibacteriana e sedativa. 

Lemon Balm, Balm, Herbs, Lemonade, Glasses, Refreshment

Capim Santo: Para que Serve e o que é esta erva aromática?

Já usado pelos gregos na Antiguidade, o capim santo é uma erva aromática também chamada de “verbena indiana”. Existem três variedades: capim santo (também chamado de erva-cidreira) e capim-limão indiano.

Todos os três são usados ​​por suas propriedades medicinais, mas é o capim santo indiano que é mais comumente usado. É uma erva alta e densa que mede entre 1m e 1,50m e cujas folhas, quando amassadas, exalam um delicioso aroma de limão.

capim santo para que serve

Capim Santo Para que Serve?

O óleo essencial de capim santo é constituído principalmente de geranial e neral, que são duas propriedades cheias de benefícios à saúde. Elas se caracterizam pelos efeitos antissépticos, calmantes e sedativos. Além disso, também possuem ação antiviral. É possível usar o capim santo para:

  • promover o alívio de dores nas articulações e musculares: o capim santo reduz a inflamação e também tem propriedades analgésicas;
  • promover o alívio de estresse ou insônia;
  • atuar como um repelente contra piolhos e insetos: em virtude da combinação de geraniol e citronelol, esta erva essencial é um repelente eficaz por 2 a 4 horas;
  • promover o tratamento de infecções fúngicas e herpes: em razão do geranial e neral que têm propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, é um remédio natural para essas condições que acometem a saúde.

Pode ser usado localmente: 4 gotas de óleo essencial de capim santo em 18 gotas de óleo vegetal à sua escolha. Ele também é usado puro para afastar os mosquitos.

Pode-se consumi-lo, mas é sempre melhor seguir as orientações dos especialistas da área de saúde, antes de iniciar quaisquer tratamentos. Recomenda-se, por conseguinte, tomar 3 gotas por dia entre dois a sete dias de tratamento.

Drink, Lime, Water, Cup, Lime Water, Detox, Detox Water

Benefícios do Capim Santo

Esta erva única e saudável conquista a todos em razão de seu caráter medicinal. Os benefícios do capim santo são inegáveis e comprovados em relação a, principalmente, a saúde digestiva.

O capim santo alivia a maioria dos problemas digestivos comuns, sendo revigorante e calmante. Também pode ser usado com eficácia em casos de febres, resfriados ou gripes, em razão das suas qualidades bactericidas e anti-inflamatórias. Seu consumo também é benéfico para o sistema nervoso por meio de sua ação sedativa. 

Além disso, o óleo essencial de capim santo mostra-se o mais eficaz contra dores musculares, articulares e reumáticas. Revela-se um excelente tônico em caso de fadiga severa e, claro, sua ação repelente contra mosquitos é conhecida e explorada desde os primórdios tempos.

Como usar o Capim Santo na culinária?

Com o capim santo, você poderá surpreender seus convidados com os mais saborosos pratos exóticos, além de refeições saudáveis. Combina muito com coco, gengibre, coentro, alho e pimenta. Peixes, carnes, frutos do mar e todo tipo de sopas e caldos também ganham sabores incríveis ao lado do capim santo. 

O capim santo é comercializado fresco, seco, congelado, em pó ou enlatado. De preferência, use capim santo fresco. Essa erva-cidreira congelada é um substituto melhor para a versão seca (mergulhe em água quente) porque esta tem muito menos sabor.

Lemons, Lemon Balm, Green, Juice, Cook

Consumir capim santo

O capim santo combina bem com gengibre, coco, alho e pimenta e é essencial na culinária tailandesa e vietnamita. Por conseguinte, também perfuma agradavelmente sopas, molhos e peixes. 

Também pode ser usado como chá refrescante. Suas folhas secas são amplamente utilizadas na culinária da Malásia, Indonésia e China para marinadas de peixes ou carnes grelhadas. A erva é encontrada fresca em algumas receitas específicas da cultura francesa e também brasileira.

Armazene 

Embalados individualmente e colocados na gaveta da geladeira, os caules de capim santo frescos duram cerca de 4-5 dias. Eles congelam facilmente sem branquear: congele a base e os topos das hastes separadamente.

Quem busca qualidade de vida, não pode deixar de conferir todos os benefícios do capim santo, que se tornou referência de saúde em diversos países. A erva possibilita receitas únicas e diversos tipos de tratamentos que previnem a melhoram condições de saúde.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *