Para que serve o Alecrim?

O alecrim serve para muitas coisas, pois além de possuir fatores benéficos para a saúde do organismo humano, ajuda às pessoas a se recuperarem de problemas desagradáveis, bem como protege todo o seu sistema nervoso e combate doenças. 

Esta erva pode ser utilizada para trabalhar na cozinha, complementar o tempero de determinados alimentos ou ser aquecido para tomar um bom chá em dias mais frios de inverno, por exemplo. Portanto, inclua sempre que possível o alecrim em seu dia a dia para desfrutar de seus melhores benefícios.

Alecrim: o que é?

A Salvia rosmarinus, ou melhor, o alecrim é uma erva que possui um aroma único e costuma ser encontrado em regiões do Mediterrâneo, em solos calcários. Ele é ideal para auxiliar diretamente na digestão, tratar de suas dores de cabeça, ansiedade e ajudar a amenizar os sintomas da depressão, pois conta com propriedades antidepressivas.

Alecrim o que é
Fonte/Reprodução: original

A erva pode ser encontrada em todo tipo de estabelecimento, seja nos supermercados, lojas que vendem produtos naturais, farmácias que realizam a manipulação de remédios ou nas feiras livres, que realizam vendas de todo tipo de tempero em sua forma natural, sem qualquer modificação ou adição de outros compostos.

O cheiro do alecrim permite reconhecê-lo de longa distância, além de deixar o ambiente extremamente cheiroso e agradável de estar. O fato de ser possível prová-lo nos alimentos o torna perfeito e lhe darão um sabor único, que os diferirá de qualquer outro alimento que você prove.

Como o alecrim pode ser consumido?

O alecrim pode ser consumido de muitas maneiras, a principal seria a inserção da erva em pratos quentes e salgados, que costumam exigir um cozimento específico de carnes vermelhas e brancas, ou seja, levar ao forno para assar dará um sabor diferenciado ao alimento. 

É possível, inclusive, fazer a adição do alecrim no arroz, que em combinação com o alho e cebola darão um sabor extremamente único e diferenciado, principalmente se você gostar de trabalhar com muitos temperos saborosos para deixar a sua comida incrível e com um toque especial.

Quem aprecia um excelente chá, poderá conferir as maravilhas que o chá de alecrim faz com o organismo. Para fazê-lo, será necessário apenas de 5g de folhas em uma xícara com água quente e o deixar por 10 minutos. Basta que você coe para prová-lo e conferir o seu sabor único e relaxante. 

Caso prefira um banho diferenciado, escolha o banho de alecrim, onde será necessário acrescentar 50g da erva em 1 litro de água quente, tampar e deixá-lo repousar por um período de 30 minutos e posteriormente coar. 

Para os amantes de óleos essenciais, é possível fazê-lo com o alecrim, e pode ser utilizado para a aromaterapia, bem como massagens ou relaxar em um confortável e agradável banho com as folhas de alecrim.

Quais os benefícios do Alecrim? 

O alecrim possui uma variedade de benefícios, principalmente pelo fato de auxiliar na melhora do sistema nervoso, ajuda a melhorar a memória e a concentração, perfeito para pessoas que possuem muitos problemas para se concentrar, além de auxiliar no raciocínio, e ajudar a cuidar da depressão e ansiedade.

Quais os benefícios do Alecrim 
Fonte/Reprodução: original

Outro problema recorrente que pode ser sanado com auxílio do Alecrim é justamente a diminuir a perda de memória, que costuma ocorrer com os idosos.

Melhora da digestão

Diversas pessoas possuem certos problemas para ter uma boa digestão, mas com o alecrim isto poderá ser solucionado, pois ele possui certas propriedades para diminuir a produção dos gases, além de aliviar a azia, dores de estômago e claro, a constipação.

Outro ponto benéfico do alecrim é por conter propriedades antibacterianas, e ser um dos principais auxiliares a tratar da gastrite, que a bactéria Helicobacter pylori causa. Embora ela esteja ali para poder colonizar toda a mucosa do estômago, em algumas vezes pode ocorrer de causar gastrite nos humanos. Caso queira evitar este desagradável problema, ingira o alecrim com mais frequência.

Poderoso antioxidante

O alecrim atua como antioxidante, porque possui em suas propriedades os ácidos rosmarínico, cafeico e carnósico, que auxiliam na melhora de seu sistema imunológico, previne possíveis infecções e cuidar devidamente da saúde de sua pele. 

Algo que o alecrim é capaz de fazer é prevenir possíveis alterações nas células que podem causar problemas como o câncer.

Se desejar manter a sua imunidade em alta, inclua o alecrim em seus alimentos diários, de modo a proteger-se de possíveis doenças contagiosas, como é o caso dos vírus, principalmente os da gripe e Covid-19, que estão mais recorrentes nestes períodos.

Circulação Sanguínea

Pessoas com idades mais avançadas costumam apresentar certos problemas com relação à circulação sanguínea, e o chá de alecrim se tornou conhecido por ser uma substância capaz de estimular todo o sistema circulatório, pois conta com várias propriedades anticoagulantes, que se assimilam com a aspirina, porém este é um item natural e mais saudável de ser ingerido. 

Saiba que a erva pode simplesmente fornecer um forte impulso energético para causar uma melhora na capacidade de seu organismo de realizar por conta própria toda a automanutenção, bem como a oxigenação de suas extremidades corporais.

Cuidado com o cabelo

Algo que costuma incomodar muitas mulheres é o fato de possuírem muita sebosidade no couro cabeludo, ou seja, caspa e oleosidade em excesso, que além de ser completamente desagradável, causa queda de cabelo. Este último pode ocorrer, inclusive, por conta de estresse no dia a dia, ou por mantê-lo com extrema frequência preso, de modo a enfraquecer os fios da região.

O alecrim pode ser utilizado como chá para ser inserido em seu couro cabeludo, portanto, basta esfregá-lo por toda a região mencionada e nos fios para as propriedades da erva penetrarem por todo o local e poder diminuir caspas e a queda dos fios.

O Alecrim pode causar malefícios com o excesso?

Saiba que se extrapolar o limite diário de duas xícaras de chá de alecrim, haverão alguns efeitos colaterais nada agradáveis, como o caso de alguma reação alérgica, problemas intestinais, contrações no útero, manchas avermelhadas na pele, convulsões e claro, distúrbios hemorrágicos. 

Algo que as mulheres grávidas precisam evitar a todo custo é ingerir o chá de alecrim, pois ele atua como um estimulante da menstruação, que pode ameaçar a vida do bebê e causar um aborto, principalmente nos dois primeiros trimestres de gestação. Isto serve às lactantes, que precisarão evitar durante todo o período de amamentação este chá, pois determinadas substâncias podem ser passadas ao bebê por intermédio do leite.

Por fim, o alecrim pode e deve ser utilizado para muitas receitas, dentre aromaterapia ou transformá-lo em óleo, mas saiba que todo o consumo exagerado de qualquer alimento pode causar desconforto e fazer mal. Portanto, tenha em mente de ingerir apenas em poucas quantidades o alecrim, dentre outras ervas, e caso for uma gestante, procure sempre evitar ingerir o chá para não fazer mal a você ou seu bebê.

You might also like
Leave A Reply

Your email address will not be published.