Quais as utilidades do espremedor de alho e para que serve?

Você conhece e sabe para que serve o espremedor de alho? Embora o nome do objeto possa parecer bastante autoexplicativo, o espremedor de alho é uma ferramenta importante na nossa cozinha. 

O alho é uma das plantas mais utilizadas para temperar e aromatizar pratos não só na cultura brasileira como ao redor do mundo. Não apenas na culinária, o alho também é utilizado em inúmeros preparos como emplastros e xaropes na medicina caseira e remédios naturais. 

Vamos entender mais sobre o alho e sobre o espremedor de alho, essa ferramenta que nos auxilia na sua utilização.

O que é o espremedor de alho?

O espremedor de alho é uma ferramenta utilizada para esmagar e espremer o alho. O objeto é geralmente feito de metal com um recipiente no qual cabe pelo menos um dente de alho. Após colocar o dente de alho no objeto basta esmagá-lo utilizando um movimento de alavanca.

Para que serve o espremedor de alho?

Espremer alho é um processo muito importante em diversos usos culinários. Em primeiro lugar, e um dos usos universais do espremedor de alho, é retirar de dentro dos dentes de alhos o suco. Esse suco presente dentro do dente de alho é o que dá toda a suculência, aroma e sabor característicos do alho. 

Para que serve o espremedor de alho?
Usos do espremedor de alho. Fonte/Reprodução: original

Uma forma de consumir o produto, inclusive uma das mais utilizadas por cozinheiros e chefs profissionais, é pelo menos esmagar um pouquinho cada dente de alho antes de cortá-lo e utilizá-lo no prato. Já com o espremedor todo esse processo é feito mais rápido e de modo mais prático. 

Outro uso muito importante para o espremedor de alho é criar pratos como o patê de alho, que deve ter uma consistência pastosa e por isso mesmo a planta deve ser trabalhada de forma esmagada. Outra necessidade comum do alho esmagado é o uso da planta em temperos prontos, com o alho desmanchado, mas com bastante sabor e aroma.

Quais as vantagens de usar o espremedor de alho?

Uma forma rudimentar de preparar alho esmagado ou pelo menos em consistências pastosas para fazer um patê ou para criar um tempero seria o uso de um pilão para esmagar os dentes. Mas esse processo é muito mais demorado e trabalhoso, considerando que cada dente de alho seria esmagado de cada vez, ou pelo menos poucos grãos de cada vez.

Quais as vantagens de usar o espremedor de alho?
Vantagens do espremedor. Fonte/Reprodução: original.

Tudo isso exige mais tempo e força física do cozinheiro, que com um espremedor de alho consegue facilmente evitar o esforço e ganhar mais tempo no seu preparo. 

Quais outras utilidades para o espremedor de alho?

Um espremedor de alho tradicional de ferro geralmente tem inúmeras ferramentas destinadas a outros usos na cozinha. Entre essas ferramentas as mais comuns de encontrar em espremedores de alho são: 

  • Abridor de garrafas; 
  • Dentes para quebrar nozes; 
  • Dentes utilizados para retirar escamas de peixes;
  • Ferramenta para retirar os caroços de azeitonas;
  • E claro, o espremedor de alho. 

Todas essas ferramentas geralmente já vêm incluídas em espremedores de alhos de metal, tudo pensado para facilitar a vida na cozinha.

Como deve ser a limpeza do espremedor de alho?

O espremedor de alho tem pequenos furinhos pelo qual o alho espremido e seu suco sai. Por isso é preciso tomar um cuidado muito grande com sua limpeza periódica, já que esses furinhos do espremedor de alho são bastante propícios para acumular sujeira. Sempre passe bastante água e caso houver uma sujeira resistente, tente deixar de molho sua ferramenta. 

Agora que já sabe como funciona os espremedores de alhos, garanta já o seu e não fique sem aproveitar essas vantagens!

Deixe um comentário