Para que serve a concha de cozinha e quais os tipos?

Você sabe para que serve a concha de cozinha de fato? As conchas de cozinha são utensílios indispensáveis, visto que é um produto usado com muita frequência no dia a dia.

Se você começou a montar os itens para sua casa ou deseja presentear alguém que está nessa situação, as conchas são ótimas opções. Se você faz parte do grupo de pessoas que são sabe para que serve uma concha e quais são os tipos existentes, esse post é para você. Venha descobrir tudo agora!

O que são as conchas de cozinha?

A concha de cozinha é um utensílio doméstico que tem o propósito de ajudar no momento de servir caldos, sopas, ensopados ou qualquer outro tipo de comida. Normalmente, elas possuem um formato curvado, que facilita o seu uso em alimentos líquidos, tem um cabo e uma espécie de gancho, que serve para pendurá-la.

Para que serve a concha de cozinha?

Afinal, para que serve a concha de cozinha mesmo? Ela irá ajudar no processo de transferir um alimento líquido de um local para o outro, comumente de uma panela para um prato.

Para que serve a concha de cozinha?
Concha e sopa. Fonte/Reprodução: Original.

Por conta do seu formato, não é um objeto indicado para alimentos que são planos, pois a curvatura existente nesse tipo de concha dificultaria o uso da mesma.

Quais são os tipos de conchas?

Existem diferentes modelos de conchas disponíveis no mercado, então, na hora de escolher o que melhor se adéqua a você, leve em consideração todas as características do modelo.

Podemos destacar os seguintes tipos:

  • Concha de inox: são mais resistentes e possuem uma durabilidade maior, além de serem fáceis de limpar;
  • Concha de madeira: são consideradas clássicas, mas é preciso ter certo cuidado quanto às bactérias. Se perceber qualquer sinal de desgaste, é preciso realizar a troca;
  • Concha de silicone: as conchas de silicone ganharam grande destaque ultimamente, tudo por conta da sua flexibilidade, durabilidade e facilidade de limpeza. Essas conchas também suportam altas temperaturas, o que é uma baita vantagem;
  • Concha de plástico: podem não ser tão resistentes quanto as de inox e têm uma durabilidade média. Esse tipo de concha pode proliferar bactérias e fungos caso não seja bem higienizada, e em alguns casos também derretem se a temperatura do líquido que entrar em contato esteja elevada;
  • Concha de porcelana: esse modelo de concha é o ideal para quem deseja poder utilizar a concha como um item decorativo, já que pode ter diferentes estampas e cores.

Cada concha tem sua própria utilidade e seus cuidados, por isso, fique sempre atento.

Como deve ser feita a limpeza das conchas de cozinha?

Na hora de realizar a limpeza da sua concha de cozinha, é preciso que você preste atenção ao material que a mesma é feita, pois isso é um fator determinante para o modo como você limpará seu utensílio. Alguns tipos de materiais também não vão na lava-louças, então, tenha um cuidado redobrado caso utilize esse eletrodoméstico em sua casa.

Em termos gerais, para realizar a limpeza da sua concha você irá precisar de água e sabão neutro. Caso sua concha esteja engordurada, você pode usar uma mistura de detergente com água morna para eliminar essa gordura presente.

Como deve ser feita a limpeza das conchas de cozinha?
Mulher lavando louça. Fonte/Reprodução: Original.

Se a sua concha for de madeira, de tempos em tempos use uma mistura de água com água sanitária para fazer a higienização da mesma, além de deixá-la secar muito bem após a lavagem.

Apesar de muitos pensarem que as conchas são apenas mais um utensílio doméstico, as mesmas se tornam parte fundamental na rotina de qualquer pessoa. Ao escolher qual concha adquirir, leve sempre em consideração a quantidade de comida que você prepara, para assim determinar qual será o melhor tamanho, e analise o design, para se certificar de que o manuseio da concha não será um problema.

Já que agora você sabe para que serve a concha de cozinha e quais os tipos existentes, continue aqui no Para que Serve e descubra a utilidade de diversas coisas!

Deixe um comentário